ProDoctor quebra paradigmas com lançamento de solução de Telemedicina inédita no mercado brasileiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Tafuri
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Plataforma desenvolvida pela empresa, que atua há mais de 25 anos no mercado, reúne tudo em uma único produto, o que significa mais segurança e facilidade para ambos médico e paciente.

Na contramão do status quo do mercado, o ProDoctor Telemedicina é uma solução unificada, que não requer integrações.

A ProDoctor, empresa consolidada na área de gestão de clínicas e consultórios, anunciou nesta quarta-feira uma novidade que promete movimentar o setor. O lançamento do ProDoctor Telemedicina é um marco na trajetória da empresa, que desenvolveu um produto baseado no conceito de "única plataforma, múltiplas soluções". A ProDoctor investiu em um modelo diferente do que é oferecido no mercado hoje no Brasil, onde as empresas de tecnologia trabalham em modelos de parceria, promovendo integrações de várias plataformas para entregar aquilo que o cliente precisa. A empresa tomou a decisão de ir no sentido contrário da prática usual por dois motivos fundamentais: segurança e experiência dos usuários. Com isso, o ProDoctor Telemedicina oferece o que nenhuma outra solução entrega.

Diretor Geral e Head de Tecnologia da ProDoctor, Jomar Nascimento, liderou a equipe multidisciplinar que trabalhou meses para trazer uma solução mais segura e eficiente. "O ProDoctor Telemedicina está dentro do software, ou seja, o usuário não precisa sair da plataforma para usar uma solução de terceiros, o que aumenta o controle e a segurança da solução. A empresa acredita que esta solução transforma a experiência dos teleatendimentos. O médico é sequer precisa trocar de tela para ver o paciente, acessar o prontuário e enviar uma receita assinada digitalmente, com QR Code. O profissional faz tudo isso em poucos cliques, em um único lugar. Além de simples, os dados do médico e pacientes não trafegam para fora da plataforma. Do outro lado, o paciente não precisa instalar nada para entrar na teleconsulta. Tudo é tão simples quanto uma consulta presencial. Essa é a proposta inovadora da ProDoctor.

A demanda crescente por Telemedicina

Desde o início da maior pandemia do século, o mercado da Saúde precisou rapidamente desenvolver mecanismos que conectassem médicos e pacientes em meio ao distanciamento social. Os desafios são muitos. Em 2020, 64% dos brasileiros declararam que adiaram ou cancelaram serviços de saúde*. É importante notar que, em muitos casos, a Telemedicina representa a única alternativa segura para garantir que os pacientes não abandonem tratamentos médicos devido ao medo de comparecer presencialmente a uma consulta médica.

A Telemedicina é um serviço de saúde a distância que ganhou notoriedade com a Covid-19, mas não deve ser confundida com videoconferência, que é apenas uma das ferramentas que devem estar inseridas dentro da plataforma de gestão em Telemedicina. Essa plataforma deve atender requisitos de compliance e exigências impostas pelas agências reguladoras, aspectos que se tornaram ainda mais críticos com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em setembro de 2020. Segundo pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina, 90% dos médicos acreditam que as novas tecnologias digitais, que possuam alto padrão de segurança e ética, podem ajudar a melhorar a assistência em saúde à população.

Ambiente seguro

Uma das demandas mais frequentes dos profissionais de saúde é poder prescrever receitas diretamente do seu dispositivo e assinar digitalmente, com QR Code. Para isso, muitas vezes usuários recorrem a soluções complementares: uma solução para Telemedicina, outra para prescrição e, por fim, o software médico de fato. Invertendo essa lógica, no ProDoctor Telemedicina, o usuário consegue enviar para seu paciente documentos assinados digitalmente, como atestado, pedido de exame e prescrição, em apenas um clique durante a teleconsulta ou, se necessário, após a realização da mesma. "Nossas soluções não se integram a outras por uma questão de segurança. A LGPD é um reflexo das questões crescentes em relação aos bancos de dados pessoais e limites da proteção dos dados. Na prática, significa que a integração com outras plataformas criaria uma vulnerabilidade dos dados dos pacientes e de nossos clientes. Desta forma, não conseguiríamos assegurar a segurança destas informações e seu uso e, diferentemente das opções oferecidas hoje no mercado, nosso sistema não abre esse precedente", enfatiza Jomar.

Experiência do usuário

A ProDoctor lançou um hotsite dedicado ao ProDoctor Telemedicina, onde é possível conhecer mais detalhes da solução e entender a experiência de uso da plataforma, um grande diferencial. Conheça mais pelo http://www.telemedicina.prodoctor.net

A ProDoctor Software S/A

Com atuação marcante há mais de 25 anos na área de gestão de clínicas e consultórios, a ProDoctor oferece soluções para simplificar o dia a dia dos profissionais da Saúde. Com quase 8 mil instalações e mais de 40 mil usuários licenciados em todos os estados brasileiros, desenvolvemos sistemas que permitem que os profissionais de Saúde foquem no que realmente importa: seus pacientes. A ProDoctor se mantém em constante evolução e, desta forma, apresenta as funcionalidades mais completas. Nossos softwares são simples de usar e atendem às necessidades diárias de nossos clientes, aumentando sua produtividade. Sabemos que, com tecnologia e inovação, mudamos a vida e os negócios de nossos clientes para melhor.