Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Jornada da Leitura 6.0 aborda a importância de ler para o envelhecimento saudável

Evento, que segue até sexta-feira (9), reúne especialistas e escritores em programação online gratuita. Os autores Paulo Lins e Pedro Bandeira, o ator Stepan Nercessian e o jornalista Carlos Tramontina são destaque

Para comemorar a marca de mais de 1.000 idosos atendidos, desde março do ano passado, em seus 108 clubes de leitura, o Observatório do Livro vai realizar, em abril, uma jornada online para discutir e intensificar a divulgação entre a população mais velha sobre os benefícios da leitura de livros para uma velhice mais saudável.

A Jornada da Leitura 6.0, que começou ontem (7), com 3.238 visualizações, e segue até sexta-feira (9), tem a participação de especialistas no assunto e a presença de personalidades acima de 60 anos que vão relatar suas experiências com a leitura literária antes e durante a pandemia. As inscrições ainda podem ser feitas e são gratuitas.

O evento é transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube, das 16 às 18h15 . Entre os convidados, figuram nomes como o ator Stepan Nercessian, o escritor Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, o best seller Pedro Bandeira, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, a psicóloga Cláudia Ajzen, especialista em gerontologia e coordenadora da Universidade Aberta para Pessoas Idosas, da Unifesp, a influenciadora digital Rosangela Marcondes, IT Avó, e ainda a blogueira Neuza de Carvalho, a Vovó Neuza, de 90 anos.

O projeto Clube de Leitura 6.0, iniciado pouco antes das medidas de isolamento social motivado pela pandemia do Coronavírus, já impactou, até a semana passada, a vida de 1.124 idosos em 26 cidades do Estado de São Paulo. Os membros dos clubes leem ao menos uma obra por mês e se reúnem semanalmente para falar sobre a leitura realizada – muitos deles chegam a ler um título por semana, perfazendo a média de quase 50 livros por ano, dez vezes o índice nacional, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Ibope/Instituto Pró-Livro).

“A leitura literária pode funcionar como um santo remédio para o cérebro humano e mesmo para lidar com problemas como a ansiedade e a depressão e outras questões emocionais, principalmente em tempos de isolamento social”, afirma o presidente do Observatório do Livro, Galeno Amorim, que diz que a iniciativa também vem promovendo a inclusão digital dos idosos.

O responsável pelo projeto Clube de Leitura 6.0 destaca, ainda, que, mais do que o entretenimento cultural, os clubes de leitura para idosos também estimulam maior convívio social na medida em que se reúnem, mesmo que seja virtualmente, para conversar, desabafar ou trocar experiências.

Papel dos livros para envelhecimento saudável é destaque na Jornada da Leitura 6.0

Especialistas da Saúde falam sobre como a literatura pode contribuir para envelhecer com qualidade em evento gratuito que segue até sexta-feira (9) com transmissão pelo Facebook e YouTube

A OMS definiu que entre 2020 e 2030 se experimentará a década do envelhecimento saudável. E é preciso falar sobre isso. Segundo a médica geriatra Karla Giacomin, vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade, as metas desse período são garantir saúde, melhorar a capacidade de agir na comunidade e no próprio cuidado e ter qualidade de vida.

Segundo ela, que participou da live ‘Contribuições da leitura para o envelhecimento saudável’, na abertura da Jornada da Leitura 6.0, é muito importante levar em conta o momento atual. “O distanciamento social nos impõe muitas mudanças na nossa rotina e o livro é uma ótima companhia”, diz.

Para o coordenador do programa USP 60+, o médico Egídio Dórea, que também estará no evento, na live ‘Os benefícios da leitura para a saúde na mente no envelhecimento ativo’, somente através do aprendizado continuado, da leitura e aquisição de novas habilidades e competências consegue-se envelhecer com saúde.

“A leitura amplia os horizontes, desperta novos interesses e nos faz refletir sobre os nossos propósitos, o que é fundamental no envelhecimento saudável, e sobre o nosso papel no mundo”, completa ele. Durante três dias, a Jornada da Leitura 6.0 traz conversas e saraus imperdíveis com a participação de especialistas e personalidades acima de 60 anos que vão relatar suas experiências com a leitura literária antes e durante a pandemia.

Os membros dos clubes podem tanto se inscrever individualmente como participar dos grupos formados em instituições de longa permanência de idosos que aderiram ao projeto. Resultado de uma parceria com o Fundo Estadual do Idoso e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a ação tem o patrocínio das empresas Americanas, Metso, Uol, GetNet, Bic, Nitro Química, Deloitte, Raízen, Bayer e Sotreq; e o apoio de Tocalivros, Recode, Fundação Demócrito Rocha, Frente Nacional de Prefeitos e das empresas Foroni e Consigaz.

Serviço:
Jornada de Leitura 6.0
Quando: De 7 a 9 de abril de 2021, das 16 às 18h15
Onde assistir: Facebook e Youtube
Inscrição: http://bit.ly/observatorio-do-livro-jornada-leitura-60


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo