Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Posso voltar a minha rotina após tratar a hérnia de disco?

Ortopedista explica que atualmente há métodos para o paciente voltar a suas atividades normalmente após o tratamento

O diagnóstico de hérnia de disco pode ser um choque. Mas diferente do que muitos pensam, é possível voltar à rotina após um tratamento efetivo. “Hoje em dia nós temos conhecimento e tecnologia suficientes para trazer o paciente de volta para suas atividades, sejam esportivas, de trabalho, do lar ou da vida social” afirma o ortopedista Juliano Fratezi, especialista em coluna, pós-graduado em Dor pelo IEP - Hospital Sírio Libanês, e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

O tratamento mais eficaz - conservador ou cirúrgico - varia de acordo com cada paciente. O especialista conta que “se a hérnia de disco do paciente não melhorou com o tratamento conservador até, aproximadamente, 6 semanas, a gente tem que começar a pensar em cirurgia. Isso porque o nervo não foi feito para ficar apertado por uma hérnia de disco muito tempo”.

Segundo Fratezi, o objetivo sempre é trazer o paciente de volta a sua rotina. “Não existe mais essa de ‘eu tenho uma hérnia de disco, então vou parar de fazer tudo’, pelo contrário. Nós vamos tratar a hérnia de disco e voltar para atividade esportiva”.

O ortopedista ainda alerta. “As atividades de altíssimo impacto, como corridas de longa distância, precisam de adaptação por conta das condições da coluna do paciente. Mas o objetivo sempre é voltar para uma atividade esportiva”. Musculação, pilates, natação e hidroginástica são boas opções para quem deseja iniciar a prática esportiva. “Sempre com a orientação profissional adequada”, lembra Fratezi.

Mas, se existe essa questão do impacto, por que a atividade esportiva é tão importante?

Além da questão de bem-estar, a atividade esportiva é fundamental para a reabilitação muscular do paciente. “A musculatura ajuda a coluna a suportar a carga do corpo, mas é importante começar por um exercício físico resistido, como uma musculação ou um pilates bem orientados”, ressalta Fratezi. “Manter o nível de atividade muscular é muito importante para nossa coluna”, complementa.

Outros pontos também são necessários para uma boa recuperação, como o acompanhamento médico e fisioterapêutico, além de uma alimentação balanceada. Essa última medida, quando associada aos exercícios, auxilia a controlar o peso e diminuir os riscos do disco sofrer uma sobrecarga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo