Brasil,

Dia Mundial da Saúde: snack é saudável?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jossie Medcalf
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Rotulagem dos produtos processados podem responder a essa pergunta e ajudar o consumidor na hora de escolher; selos de qualidade estão entre os pontos de atenção

Segundo dados da pesquisa Pnad Covid-19, feita pelo IBGE (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são 7,9 milhões de brasileiros trabalhando remotamente. E na tentativa de ganhar tempo e conciliar home-office, tarefas domésticas e o cuidado com os filhos fora da escola, as pessoas recorrem a refeições rápidas e prontas. Mais tempo em casa faz com que a preocupação com a alimentação também cresça, e fica a dúvida: os alimentos que estão sempre à mão, como snacks e as barrinhas de nuts, se encaixam em uma rotina alimentar saudável?

Segundo a consultora nutricional da Cuida Bem, marca de snacks saudáveis, a notícia boa é que alimentos industrializados e processados podem fazer parte do cotidiano, sim, desde que observados alguns critérios. Por exemplo, é importante optar por produtos que tenham melhor perfil nutricional. “Prefira os que são zero adição de açúcares, sem aditivos e conservantes”, explica a nutricionista.

Cuidado com alimentação, inclusive, é uma preocupação que ganha cada vez mais os lares brasileiros, mesmo durante a pandemia, e tem ainda mais destaque no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril. A agência de pesquisas Euromonitor Internacional mostra que o mercado de alimentação saudável no Brasil vem crescendo, em média, 4,41% ao ano, resultado que deve se manter em 2021. E para garantir essa tendência, ler o rótulo é tarefa imprescindível na hora de colocar os produtos no carrinho, seja ele on-line, seja físico.

“Existem diferenças no perfil nutricional de alimentos dentro da categoria de processados: alguns apresentam maior quantidade de ingredientes benéficos à saúde, como fibras, vitaminas e minerais, e menor de itens maléficos, como corantes e conservantes”, explica Bruna. Ainda de acordo com a nutricionista, não são todos os produtos, como snacks, que possuem nuts inteiras, o que diminui a funcionalidade do alimento. “É preciso saber escolher.”

Essa análise de rótulo deve se tornar uma tarefa mais dinâmica e receber mais adeptos quando entrar em vigor a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que indica a necessidade de estar na parte frontal das embalagens informações como alto teor de gordura saturada, sódio ou açúcar. A consultora da Cuida Bem esclarece que “a norma foi aprovada em outubro de 2020 e as empresas têm até três anos para se adequar, a contar da data de publicação”.

Além da rotulagem, existem selos que contam mais histórias sobre o produto para o consumidor. Um deles é o Pró-Amendoim. “Para assegurar o consumo seguro, os amendoins da Cuida Bem são certificados com o selo, que regulamenta as etapas de produção para evitar aparecimento de fungos e, consequentemente, a presença de toxinas”, explica Bruna. Ela se refere às aflatoxinas, que se proliferam quando o amendoim é armazenado com umidade e podem causar problemas no fígado de humanos e animais.

O Selo Vegano, também presente em alguns snacks da marca, é outro que confere segurança para quem prefere ou não pode consumir alimentos de origem animal. “Buscamos atender aos diferentes nichos na cadeia de alimentos saudáveis e sustentáveis”, afirma a consultora. Para quem não sabe como identificar esses selos, Bruna orienta: “Alimentos devidamente comprovados em suas categorias trazem essas identificações com clareza na embalagem”.

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo.

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A. Saiba mais acessando www.santahelena.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar