Brasil,

Cremes com testosterona: contato pele a pele pode prejudicar crianças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Endocrinologista elenca os sinais e alerta para os perigos

Esse é um alerta importante para pais e mães que estejam fazendo uso de cremes com testosterona (ou outro hormônio masculino), seja com ou sem indicação médica: “Muito cuidado com esse uso, a quantidade e o local onde está sendo aplicado. O contato da sua pele com a pele de uma criança, num simples abraço recorrente - caso de quem aplica o creme na parte interna do braço por exemplo - faz com que haja absorção desses hormônios no organismo da criança e ela poderá sofrer consequências muito deletérias na saúde”, alerta Dr. Sonir Antonini, endocrinologista da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

O endocrinologista explica que haverá excesso de hormônios masculinos nas crianças e entre os sinais estão:

- Mudança de comportamento com irritabilidade fora do padrão habitual;

- Desenvolvimento de pelos pubianos;

- Cheiro e odor axilar bem antes do momento correto da puberdade (entre 9 e 10 anos da idade);

- Aumento do pênis ou clitóris;

- Crescimento acelerado.

“Isso tem sido cada vez mais frequente nos consultórios: na primeira conversa com os pais é negado o uso destas medicações, principalmente quando o uso é feito sem prescrição médica. Muitas vezes o cônjuge ou parceiro sequer sabe desse uso. Isso dificulta muito nossa investigação médica e essas crianças acabam sendo submetidas a exames de sangue repetidos, a tomografias e ressonâncias para depois chegarmos à conclusão da exposição precoce a esses cremes com hormônios”, conta o endocrinologista.

A reposição hormonal só deve ser feita mediante indicação de um endocrinologista, que saberá orientar as reais necessidades dessa reposição, bem como de que forma fazê-la e o local onde deve ser aplicada para que não haja interferência no contato pele a pele, principalmente, com as crianças.

Puberdade precoce – quando ocorre antes da idade considerada normal, a virilização de genitais e demais características da puberdade, como odor axilar e crescimento de pelos, pode trazer consequências emocionais e psicológicas muito severas nas crianças. É importante que pais, mães e cuidadores estejam atentos aos sinais.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar