Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Desembalar menos, descascar mais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Desembalar menos, descascar mais

Substituir produtos ultraprocessados por alimentos in natura é premissa fundamental para uma melhor nutrição e saúde, inclusive em pacientes com refluxo, cuja alimentação merece atenção especial

Uma alimentação adequada e saudável tem papel indispensável na garantia de saúde e bem-estar, inclusive no que diz respeito à prevenção de enfermidades. Não é à toa que, no dia 31 de março, é celebrado em todo o país o Dia da Saúde e Nutrição.

A data, que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, chama atenção para a prática de uma boa alimentação, bem como para a importância nutricional dos alimentos, questões que merecem a atenção dos pacientes com Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Isso porque, conforme lembra a nutricionista Maria Angélica Monteiro Grecco, a dietoterapia também é uma das formas de tratar a doença. “Somente a medicação não resolve. É importante que exista a mudança dos hábitos alimentares. Mesmo em casos cirúrgicos ou endoscópicos, vai haver esta necessidade”, destaca.

Mas é importante ressaltar que se alimentar bem vai muito além de matar a fome. Segundo a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, ter uma boa alimentação consiste, sobretudo, em priorizar alimentos naturais e evitar produtos industrializados e ultraprocessados.

“Quanto mais natural a alimentação, mais benefícios ela vai oferecer. O indivíduo terá um aporte calórico, nutricional, protéico e vitamínico imensamente maior evitando a exposição a corantes e conservantes. Importante também, associado a essa boa alimentação, o consumo de água, atividades físicas e boas horas de sono”, complementa.

Alimentos para evitar e investir

Já não é mais novidade que a alimentação de pacientes com refluxo requer alguns cuidados. Por isso, Maria Angélica recomenda evitar alimentos de difícil digestão e irritantes gástricos. Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolate, pimenta, condimentos, frituras e gorduras integram a lista.

“São alimentos que aumentam a secreção do suco gástrico, fazendo com que haja uma maior irritação no estômago. Isso acaba machucando o esôfago e piorando a questão do refluxo, por isso, é importante evitá-los”, explica.

Por outro lado, ela destaca que a dieta para os pacientes com refluxo é muito individualizada já que, além dos potenciais irritantes gástricos, existem outros alimentos que precisam ser monitorados individualmente. Isso porque enquanto algumas pessoas podem sentir desconfortos com frutas cítricas, lactose e molho de tomate, por exemplo, outras não sentem nada.

Em contrapartida, há alimentos que não podem ficar fora da dieta, tais como frutas, verduras, legumes, proteínas (ovo, frango, peixe, carnes magras) e cereais integrais. Ela ainda dá a dica de priorizar alimentos cozidos, quando o refluxo estiver mais intenso, pois são de mais fácil digestão.

Mudança de hábitos

Além de priorizar uma alimentação mais natural e saudável, a nutricionista reitera que a mudança de alguns hábitos pode ajudar significativamente no alívio dos sintomas de refluxo. A começar pelo fracionamento da dieta, para que o paciente possa comer várias vezes ao dia, em pequenos volumes.

A adequação das últimas refeições diárias também é importante para que o paciente não deite logo após se alimentar e durma com o estômago cheio, assim como o ajuste da hidratação ao longo do dia, para evitar que a ingestão de líquidos aconteça junto às refeições.

Maria Angélica observa, ainda, que o papel do profissional nutricionista no tratamento da DRGE é justamente esse: fazer um planejamento individualizado e adequar a rotina do paciente a essa necessidade.

“Na anamnese nutricional, o profissional é capaz de fazer toda essa avaliação e montar um planejamento alimentar adequado para ajudar no tratamento medicamentoso, endoscópico ou cirúrgico que esse paciente irá fazer”, reforça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar