Exames por imagem: precisão de diagnóstico sem intervenção cirúrgica
Especialista explica a utilização da ressonância magnética para diagnóstico e monitoramento de doenças
Mesmo que necessários, realizar exames nem sempre soa confortável. Entretanto, com os avanços da medicina aliados à tecnologia, além de dar celeridade aos procedimentos, os exames hoje são mais assertivos. O diagnóstico por imagem é uma das formas mais rápidas, seguras e com alta precisão indicadas pelos médicos, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Inúmeras doenças podem ser diagnosticadas e acompanhadas por meio destes testes. De acordo com o coordenador médico da Radiologia do Hospital Águas Claras Igor Carvalho, a ressonância magnética é um desses exames e é indicada, na maioria das vezes, para pessoas que estão em tratamento oncológico ou com doenças ósseo-articulares.
“A ressonância é utilizada pela oncologia para fazer o diagnóstico e acompanhamento de diferentes tipos de câncer. Pelo fato de não conter radiação ionizante, como outros tipos de exame de imagem, ela pode ser realizada inúmeras vezes, sempre que necessária e indicada pelo médico”, explica o médico radiologista.
A avaliação é feita por meio de um aparelho que cria imagens em alta definição em três planos: sargital, coronal e axial, auxiliando assim, na análise com maior precisão. “Alguns tipos de ressonância devem ser feitos com contraste. O contraste é uma medicação que pode ser administrada por meio intravenoso, intra-articular e oral. Entretanto, nem sempre é necessária sua utilização”, aponta.
De acordo com Igor Carvalho, são poucas as contraindicações para o exame e são sempre verificadas antes de sua realização.
Entre outros exames de imagens, os mais frequentes são: raio x, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e densitometria óssea. O Hospital Águas Claras possui um centro de diagnóstico por imagem com um médico radiologista de plantão 24h por dia, onde os pacientes podem realizar esses e outros exames a qualquer momento.
Inclusive, o HAC é o primeiro hospital da América Latina a contar com um equipamento de ressonância que funciona apenas com sete litros de gás hélio (recurso não renovável e que nenhum outro elemento tem uma propriedade parecida). Normalmente, esses equipamentos consomem cerca de 1.500 litros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário