Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inflamação pode ser positiva: entenda como

Vermelhidão, inchaço e calor indicam regeneração do organismo e não é preciso imobilizar aquela parte do corpo

Quando você sente um inchaço no corpo, vermelhidão e calor, fica preocupado? Pois saiba que a inflamação não é uma doença, e sim uma resposta do organismo a uma lesão. Ou seja: ela pode ser positiva.

É preciso diferenciar inflamação de infecção: essa última, sim, merece grandes cuidados por representar a presença de bactérias, com o aparecimento frequente de pus – um reflexo da reação do corpo a algum invasor, seja vírus, bactéria, parasita ou fungo. Outros sintomas de alerta são a febre, dor no local ou muscular, diarreia, fadiga e tosse.

Já a inflamação, ainda que traga dor, significa regeneração. E isso é bom! “A inflamação produz um edema, mas isso faz parte do processo de cura e reconstrução do tecido”, explica a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, que tem experiência de 30 anos na área.

Para resumir, a inflamação é uma resposta do corpo, seja a uma agressão, como um corte ou batida, ou parte do próprio sistema imunológico, quando as células de defesa ocasionam a dilatação dos vasos e aumento do fluxo sanguíneo. Os sintomas costumam ser a vermelhidão, o inchaço, a dor e o aquecimento da área.

Como exemplo, ela cita o período de pós-operatório da Síndrome de Quervain, uma das mais frequentes causas de dor na mão, que afeta o tendão ao lado do polegar. Quando é feita a cirurgia, após cerca de 15 dias existe a recomendação para que a pessoa inicie a terapia ocupacional. O profissional irá realizar atividades adequadas a cada caso.

“Hoje, o protocolo é muito mais ágil, porque a tendência das pessoas é imobilizar a área inflamada – e daí pode ocorrer uma contratura, que é ainda pior”, esclarece Syomara. “Para evitar a rigidez muscular, o terapeuta ocupacional irá trabalhar o movimento de dedos, mão e braço, com toda a segurança.”

Ao tomar todos os cuidados e seguir as orientações do médico e do terapeuta, o paciente terá a força e movimentos restituídos rapidamente.

* Syomara Cristina Szmidziuk atua há 30 anos como terapeuta ocupacional, e tem experiência no tratamento e reabilitação dos membros superiores em pacientes neuromotores. Faz atendimentos em consultório particular e em domicílio para bebês, terapia infantil e juvenil, para adultos e terceira idade. Desenvolve trabalho com os métodos RTA e terapia da mão, e possui treinamento em contenção induzida, Perfetti (introdutório), Imagética Motora (básico), Bobath e Baby Course (Bobath avançado), entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo