Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A qualidade de vida no eixo entre atividade física e alimentação saudável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Sarti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A adoção de um estilo de vida mais saudável previne doenças e pode estender a longevidade de pacientes com doenças crônicas em tratamento.

Como está a sua saúde hoje em dia?

Com a pandemia do coronavírus, passamos a nos preocupar ainda mais com a nossa integridade física, adotando novos hábitos em relação ao nosso estilo de vida.

Não é de hoje que especialistas batem na tecla que a nossa saúde precisa estar bem alinhada, o que só é obtido através de comportamentos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividade física. Mesmo com a pandemia, em que uma parte da população precisou adotar o home office, o brasileiro mudou seu conceito em relação aos seus hábitos.

Dados da NutriNet Brasil, criado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicos em Nutrição e Saúde (Nupesp) da Universidade de São Paulo (USP), identificou um aumento no consumo de frutas, hortaliças e leguminosas entre a população. Houve um aumento de 4,6% na utilização desses itens na pesquisa realizada com 10 mil participantes. Em decorrência das medidas de isolamento adotadas no início da pandemia, as pessoas passaram ter a necessidade de preparar a sua própria comida, induzindo uma melhora no padrão alimentar.

Entretanto, um dado levantado pela NutriNet Brasil preocupa os especialistas. Segundo informações disponibilizadas pelo núcleo de pesquisas da USP houve um aumento de 11% no consumo de produtos ultraprocessados, que são maléficos para a saúde e podem provocar o surgimento de doenças crônicas.

Os alimentos industrializados estão cada vez mais presentes na vida do consumidor. A praticidade e a comodidade que tais alimentos trazem, podem atrapalhar qualquer dieta balanceada. Pesquisas já realizadas pelo setor da saúde apontam que o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta em 26% o risco de obesidade e eleva o risco de sobrepeso e de aumento da circunferência abdominal elevada. Além disso, o consumo destes alimentos causa síndrome metabólica em 79% da população, e aumenta o surgimento de doenças cardiovasculares em 29%.

Hábitos saudáveis previne surgimento de doenças

Aquele velho ditado popular que “nós somos o que comemos e o que fazemos” pode até parecer brincadeira, mas na realidade, faz mais sentido do que imaginamos.

Nossos hábitos estão ligados diretamente à prevenção de doenças, e até mesmo, à amenização dos efeitos do tratamento em pacientes com doenças como câncer de fígado, problemas renais e doenças gastroenterológicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza em seu site uma lista de doenças que podem ser prevenidas através de hábitos saudáveis, entre eles, o câncer de colón e outras doenças oncológicas.

De acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP, em parceria com a Universidade de Havard, nos Estados Unidos, a cada 15 mil novos casos de câncer registrados no Brasil, 3,8% dos registros poderiam ser evitados através da atividade física. A falta de atividade física é responsável por 25% dos casos de câncer de colón.

A OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividades físicas semanais, seja uma simples caminhada, ou um treino mais intenso nas academias.

Entrando no eixo

Começar nem sempre é fácil. É preciso de estímulos para dar andamento na adoção de um estilo de vida mais saudável. Tudo na vida precisa de manutenção para seu funcionamento natural, e, assim como a máquina, o homem também tem seus problemas.

Pode parecer até ficção, mas o corpo humano tem correlação com a máquina quando exigimos e utilizamos constantemente de cada peça do nosso organismo. Assim como no carro, por exemplo, é preciso fazer uma manutenção para que as engrenagens funcionem perfeitamente.

Sabe quando aquela borra de óleo começa aparecer no motor? Ou uma peça do computador precisa de revisão, pois já não está com seu funcionamento normal? Podemos dizer que são as enfermidades de uma máquina. Já em nosso corpo, estes problemas podem surgir como uma simples dor de estômago, ou até mesmo, uma neoplasia.

A Singular Medicamentos desenvolveu a campanha “Entre no eixo: Toda máquina inspira cuidados”, para abordar a saúde de órgãos vitais como o rim, intestino, estômago e fígado. Sabemos que a maioria das doenças surgem através de hábitos não saudáveis, como o sedentarismo e a obesidade. É claro que muitas delas tem a genética como principal fator, mas é através da adoção de estímulos saudáveis que é possível promover a melhora da qualidade de vida e bem-estar da população.

Este projeto da Singular Medicamentos aborda a importância que nossos órgãos têm em relação ao condicionamento físico, e faz uma análise sob a ótica de como é o funcionamento do nosso organismo durante a alimentação e a prática de atividade física. “Em contrapartida, quais as dificuldades que as enfermidades mais graves causam no paciente? É preciso mostrar que mesmo durante um tratamento específico, estas pessoas levam uma vida normal, onde realizam atividades comuns que pessoas saudáveis podem fazer”, afirma Helena Salgueiro, social media da Singular Medicamentos e uma das idealizadoras do projeto.

A campanha traz uma linha comunicativa entre pacientes e médicos especialistas para abordar assuntos relacionados à nefrologia e gastroenterologia, áreas responsáveis pelos estudos e diagnósticos nos órgãos do rim, fígado, intestino e estômago. Esta ação promovida pela Singular Medicamentos contará também com a participação de nutricionistas e educadores físicos, para relacionar a prática de hábitos saudáveis na influência do tratamento dos pacientes, e mostrar que é possível levar um estilo de vida mais saudável mesmo com o empecilho de um tratamento oncológico e enfermidades relacionadas. Através deste conceito, é possível abordar informações em todos os âmbitos, desde o diagnóstico da doença, até o tratamento específico ou transplante em casos mais graves.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar