Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Obesidade é doença, sim

- Quadros de covid-19 podem ser agravados pela obesidade

- Exposição sobre obesidade está nas estações Largo Treze e Oscar Freire

- 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade

Exposição informativa sobre obesidade percorre duas linhas de metrô da cidade de São Paulo durante todo mês de março. São 20 expositores de acrílico que trazem dados epidemiológicos sobre a doença, formas de prevenção e tratamento. A obesidade leva as pessoas a viverem menos e com pior qualidade de vida.

A exposição é uma parceria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) com a ViaMobilidade e a ViaQuatro, concessionárias da Linha 5-Lilás e Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, respectivamente.

Mais de um bilhão de adultos, em todo o mundo, estão acima do peso — destes, 500 milhões têm obesidade. São mais de 40 milhões de crianças, com idade até cinco anos, que estão com obesidade.

Só no Brasil, cerca de 20% da população tem obesidade. O excesso de peso está presente em 60% dos brasileiros adultos. Essas estatísticas estão em elevação e em todas as faixas etárias.

“A obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade. É uma doença crônica e de alta morbidade causando entre outros problemas o aumento de risco de doenças cardiovasculares que, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), serão responsáveis por 31,5% do total de óbitos em 2020. Assim, pensando nos milhões de brasileiros que já sofrem com o excesso de peso e na proporção que este problema vem tomando nos últimos anos, principalmente, a SBEM-SP visa com esta campanha levar informações confiáveis e relevantes sobre o tema de maneira a conscientizar nossa população. Essa conscientização é crucial, já que em muitos casos a obesidade pode ser prevenida e evitada e, especialmente agora na pandemia, sabemos que ela está associada aos quadros graves de covid-19”, declara Dra. Rosália Padovani, endocrinologista da diretoria da SBEM-SP.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

A genética contribui com cerca de 70% para o desenvolvimento da obesidade, somando-se a outros fatores determinantes como alimentação e sedentarismo. É importante lembrar que, se o peso de uma pessoa está se elevando, é porque o consumo alimentar é maior que o necessário e o excesso se acumula na forma de gordura. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e o estresse são algumas das causas associadas à obesidade.

A pessoa com obesidade sofre muito preconceito e estigmas, seja no ambiente de trabalho, na escola no ambiente familiar e nos próprios serviços de saúde. Entre as comorbidades associadas à obesidade estão: diabetes, hipertensão, apneia do sono, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), artrose.

O tratamento contra a obesidade inclui:

• Alimentação saudável;

• Diminuição da ingestão de calorias;

• Aumento da atividade física;

• Quando necessário, uso de medicamentos;

• Em casos mais graves, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

“O ritmo frenético, a falta de tempo para atividades físicas, a má alimentação são gatilhos para essa doença e, portando, mudar esta realidade é um desafio. É nessa tarefa que embasamos nossa campanha”, conclui a endocrinologista.

Dia Mundial da Obesidade – Exposição
Quando: de 1º a 31 de março de 2021
Locais: Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo
Estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo