Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novas perspectivas de tratamento para lesão causada por pressão trazem esperança aos pacientes

O problema é mais frequente em internações de longa duração e exige cuidado especializado.

A lesão por pressão afeta pessoas que ficam muito tempo em uma mesma posição, seja por imobilidade ou resultado de um longo período de internação. Apesar de ser uma condição que pode ser evitada, esse tipo de lesão ainda é muito frequente. Durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, muitos pacientes em estado grave estão desenvolvendo lesão por ficarem acamados e na mesma posição por muito tempo.

No entanto, esse problema já vem acometendo brasileiros há anos. Pacientes idosos acamados e pessoas com deficiências físicas são os que mais sofrem. Estudos mostram que, anualmente, 29% das pessoas que estão em tratamento, especialmente domiciliar, necessitam de cuidados específicos para que a lesão não se agrave ou não apareça.

Em 2017, foram utilizados 4,3 milhões de leitos-dia devido a problemas de lesão por pressão e 4,7 milhões em casos mais graves e permanentes, segundo o Relatório Nacional de Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde. Estima-se que, dos pacientes com lesão por pressão, cerca de 10% morrem devido a complicações, sendo este um cenário que poderia ser evitado ou minimizado em até 95% dos casos. No entanto, considerando que há falta de registros e notificações em diversas regiões do país, a situação pode ser ainda mais alarmante.

Localizada na pele ou nos tecidos moles, geralmente sobre os ossos, a lesão por pressão pode aparecer na pele íntegra ou como uma úlcera aberta e é causada pela pressão constante no mesmo ponto, o que diminui a circulação sanguínea e provoca a morte celular no local. As regiões mais comprometidas são a sacral (acima do cóccix, na região dos glúteos), área do trocânteres (parte superior e lateral do fêmur), maléolos, que são os ossos laterais dos pés, e os calcanhares, por conta do constante contato com a cama.

O tratamento consiste na utilização de dispositivos médicos e outros recursos para conter o agravamento da lesão e auxiliar no processo de cicatrização. Atualmente, os curativos avançados fornecem uma camada protetora que se transforma em gel ao entrar em contato com o fluido da ferida, absorvendo e retendo o excesso de umidade no local, auxiliando no controle de bactérias e proporcionando um ambiente de cicatrização adequado. O gel contorna o leito da ferida para ajudar a minimizar o espaço morto onde as bactérias podem crescer.

Para o melhor tratamento dessas lesões, a ConvaTec, líder global no tratamento de feridas, disponibiliza aos pacientes curativos avançados antimicrobianos e de espuma que tratam feridas crônicas associadas às úlceras causadas por pressão de uma forma única. Chamados comercialmente de AQUACEL®, com Tecnologia Hydrofiber ®, esses recursos terapêuticos têm ajudado os especialistas a enfrentar os desafios de feridas difíceis de curar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes no Brasil e no mundo.

Essas tecnologias foram desenvolvidas originalmente para gerenciar o exsudato, um líquido da ferida, e evoluíram rapidamente com a adição de prata iônica para ajudar a controlar e reduzir o risco de infecção da ferida. Além disso, foi incorporada uma nova tecnologia chamada More Than Silver™ ao produto, que combate o biofilme da ferida, que é uma película formada por bactérias unidas em uma substância extracelular e que cria barreiras para a cicatrização.

A junção desses benefícios permite melhora dos pacientes, ajudando-os a retomar suas rotinas, dentro e fora de casa, enquanto suas feridas cicatrizam. Além disso, com base em sua experiência internacional nesse tipo de terapia, a Companhia desenvolveu um protocolo próprio para tratar em menos tempo a ferida já instalada, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes. Ainda, com o objetivo de cuidar integralmente dos pacientes, a ConvaTec desenvolveu medidas eficazes de proteção da pele, que englobam coberturas capazes de evitar que os fatores causais da lesão por pressão incidam com frequência no local. O controle do microclima (umidade e temperatura local), redistribuição da pressão, diminuição da fricção e cisalhamento (quando o paciente escorrega na cama pela força da gravidade) também são benefícios que podem ser encontrados com as tecnologias disponíveis.

Sobre a ConvaTec

A ConvaTec é uma companhia global de tecnologias e produtos para saúde, com atuação em prevenção e tratamento de feridas, cuidados em estomias, continência e cuidados críticos. Líder mundial neste segmento, a empresa disponibiliza no mercado uma gama de benefícios clínicos e econômicos, incluindo a prevenção de infecções, proteção de uma pele em risco, melhora dos resultados de pacientes e redução dos custos totais de tratamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo