Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Telemedicina segura: foco na digitalização e na mudança cultural

por Carlos Souza*

A Telemedicina apresentou avanços importantes em 2020, embora existam muitas oportunidades para evoluir e explorar no que tange à digitalização e à mudança cultural.

A digitalização é uma realidade com perspectivas importantes e traz aspectos sobre infraestrutura e processos-chave. No quesito infraestrutura, esta deve integrar plataformas, softwares e hardwares para que a experiência do usuário seja segura, rápida e amigável. Devemos lembrar que a Telemedicina não contempla os aspectos presenciais de uma consulta frente a frente, sendo importante compensar este efeito e gerar conexão médico-paciente de maneira virtual.

Suportando o atendimento, equipamentos digitais permitem que as informações referentes ao diagnóstico e ao tratamento sejam disponibilizadas no tempo, formato e locais adequados, garantindo agilidade e fluidez. A inserção imediata de dados e informações ao prontuário do paciente e sua disponibilização, quando solicitada, contribuem para que o paciente reconheça valor e opte seguramente por esta modalidade de atendimento.

Estando a Telemedicina inserida no amplo e complexo ambiente da área da saúde, compartilhando as mesmas rotinas de retaguarda dos demais serviços, a garantia da receita é um aspecto importante para a sustentabilidade do modelo, devendo capturar toda a produção médica de maneira correta e gerar os resultados financeiros desejados. Uma adequada gestão da performance e riscos inerentes ao ambiente virtual faz-se necessária para que as operações ocorram com integridade e segurança. Sendo assim, auditar continuamente permite capturar anomalias em processos e subprocessos, traçando um panorama claro de vulnerabilidades e ações corretivas, bem como preventivas.

Os avanços relacionados à inovação tecnológica também permitem o uso intensivo de automatização inteligente de processos e as vantagens superam a velocidade de processamento e a possibilidade de evitar erro pelo fator humano. A natureza virtual da Telemedicina permite acoplar inovações de viés tecnológico acelerando a curva de maturidade e tornando todo o conjunto de prestação de serviços robusto e confiável.

Entretanto, pessoas ainda são o elemento central na Telemedicina. A mudança cultural não deve ficar restrita à relação médico-paciente. Essa gestão da identidade compensará a ausência do efeito presencial e permitirá que ambos estejam conectados da melhor maneira possível, com foco em um atendimento eficaz e resolutivo.

É importante destacar que a jornada pré-consulta e pós-consulta deve ser a mais positiva possível. Lembremos que o paciente, ao buscar atendimento, encontra-se em estado de fragilidade e sua jornada até o médico deve ser rápida, simples e amigável. Desta forma, sempre que necessário, ele estará confortável em utilizar esta opção assistencial, mesmo que, no curso da consulta, seja orientado a seguir para o atendimento presencial. A avaliação do impacto terapêutico, por meio da influência da tecnologia, deve ser objeto de constante esforço. O valor percebido pelo paciente sempre estará conectado à obtenção da melhoria da saúde e bem-estar com auxílio da tecnologia.

As áreas de negócio têm um papel determinante neste contexto. Conscientização, integração e gestão da mudança, que envolve um modelo de trabalho que pode ser híbrido ou de dedicação exclusiva, são os alicerces de uma operação integrada e orientada a um objetivo comum. Estes elementos, devidamente tratados, aprimoram os serviços de Telemedicina e certamente servirão para uso mais intensivo desta modalidade, mesmo em um cenário pós-pandemia, beneficiando instituições de saúde, médicos, equipe assistencial e pacientes.

* Carlos Souza é gerente de riscos e performance na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line), com o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti.

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015, no Brasil conta com cerca de 400 profissionais em 5 escritórios localizados em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem a mais de 600 empresas de diferentes portes e segmentos. No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®️.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo