Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Rinoplastia pode melhorar a respiração?

Apesar de ser uma das cirurgias estéticas mais procuradas do país, a rinoplastia não possui apenas objetivos estéticos

A rinoplastia ocupou em 2020 o primeiro lugar no ranking de cirurgias plásticas de acordo com levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. A intervenção registrou o dobro de realizações se comparada à lipoaspiração, segunda colocada.

O otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas explica que a pandemia foi uma grande impulsora do procedimento, visto que as pessoas se viram com mais tempo para lidar com o pós-operatório. "A cirurgia de nariz tem recuperação relativamente tranquila e não é dolorosa. Em boa parte dos casos as manchas no rosto podem não aparecer no pós-cirúrgico. Mas, o fato de não precisar se expor socialmente contribuiu para o aumento nessas intervenções. Outro ponto é que pessoas de alto poder aquisitivo se viram com mais dinheiro em caixa para melhorar a própria imagem", analisa o médico.

Apesar da popularidade como intervenção estética, a rinoplastia não se limita a essa aplicação, visto que o nariz, além de ter a função de harmonizar o rosto, possui ainda importante parte funcional, a respiração. "A rinoplastia é um procedimento que pode ser utilizado para corrigir desvios de septo - condição caracterizada pelo deslocamento lateral da parede entre as narinas, cujos sintomas são perda da qualidade do sono, diminuição do olfato, do paladar, da performance esportiva e da qualidade da respiração - assim como para diminuir carnes esponjosas do nariz", aponta Dr. Edson.

“A Rinoplastia é uma cirurgia que visa remodelar o nariz, podendo ser executada tanto para fins estéticos como para fins funcionais. Em casos estéticos, busca harmonizar o nariz e deixá-lo mais agradável e simétrico com relação ao rosto. Em casos funcionais, visa resolver complicações respiratórias e corrigir funções afetadas por algum problema na região”, exemplifica otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas.

"O nariz pode até parecer um órgão simples, mas, na verdade, é uma estrutura complexa e com muitas funções. A função básica do nariz é aprontar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado", complementa o médico.

Cuidados com a rinoplastia

Assim como outras cirurgias plástica, a rinoplastia possui grau baixo de invasividade, além de mudar a fisionomia do rosto de maneira significativa. "Externamente, o nariz é o principal elemento estético da face, com número de cirurgias plásticas no nariz aumentando a cada dia, o procedimento deve ser feito por um especialista em nariz para ter sucesso na forma e função", alerta.

Com a evolução da medicina, atualmente o pós-operatório da rinoplastia mais tranquilo do que há 10 à 15 anos. "Com o uso do Ultrassom conseguimos fazer uma cirurgia menos agressiva e com tempo de recuperação mais rápido - tradicionalmente, a rinoplastia era feita utilizando um martelo que vai quebrando o osso do nariz", diz Dr. Edson Freitas

Com 7 dias o paciente retira todos os curativos, incluindo os pontos, e assim retorna as suas atividades rotineiras. No período de 30 dias já é possível voltar às atividades físicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo