Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que devemos saber sobre tratamento de câncer de próstata e impotência sexual

O que devemos saber sobre tratamento de câncer de próstata e impotência sexual

O câncer de próstata quando detectado em fases iniciais e tratado com cirurgia ou radioterapia tem taxa de cura equivalente que se aproxima de 100% em 5 anos. Dessa forma, o tratamento ideal para o câncer de próstata localizado ainda causa muita dúvida entre os pacientes e depende de vários fatores como doenças pré-existentes do paciente, expectativa de vida e características do câncer de próstata.

As opções de tratamento precisam ser esclarecidas aos pacientes por profissionais especialistas na área como urologistas oncológicos e rádio-oncologistas, principalmente em relação aos efeitos adversos, como complicações urinárias, sexual e intestinal, de cada modalidade de tratamento.

Estudos da literatura médica expõem uma grande variação nos efeitos colaterais de impotência sexual em casos tratados com cirurgia ou radioterapia. O rádio-oncologista Henrique Balloni, do Oncoville, explica que a impotência, por exemplo, está associada a diversos fatores, tanto físicos como psicológicos. A impotência sexual pode acontecer após a realização da cirurgia para a retirada da próstata ou após alguns anos do tratamento de radioterapia. “Vale lembrar que não existem estudos comparativos de toxicidade (efeitos colaterais) entre as técnicas de tratamentos modernas de cirurgia ou radioterapia”, cita.

Devido à escassez de dados e a necessidade de informar os pacientes no momento da escolha do tratamento do tumor de próstata em relação aos efeitos na qualidade de vida, um estudo com mais de 1.500 pacientes foi publicado no The Journal of the American Medical Association – JAMA, uma das revistas médicas de maior relevância mundial, em dezembro de 2019.

Os participantes do estudo submetidos a tratamento de câncer de próstata nos últimos dez anos com técnicas modernas de Radioterapia (IMRT) ou cirurgia (robótica) foram avaliados periodicamente por questionários em relação à função sexual, intestinal e urinária. O resultado mostrou que pacientes tratados com radioterapia de intensidade modulada reportaram nos questionários de qualidade de vida menor efeito urinários e sexual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo