Fraturas de ombro e cotovelo demandam cuidados rigorosos em idosos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kamilla Marcato
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Em casos mais graves o tratamento pode envolver a colocação de prótese para garantir uma boa recuperação e evitar possíveis complicações ou necessidade de novas cirurgias

Fraqueza muscular, diminuição do equilíbrio, degeneração cognitiva, sedativos e ambientes inseguros, são algumas das causas de quedas em idosos. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que um em cada vinte idosos que sofram uma queda, sejam acometidos com uma fratura ou necessitem de internação. Os traumas que envolvem a região superior do ombro, por exemplo, são bastante comuns na terceira idade e podem acontecer a partir de uma queda leve, principalmente pelo fato do idoso ter uma saúde óssea menos resistente, em decorrência da osteoporose.

Apesar de frequente, dependendo do grau da fratura, o tratamento pode variar desde métodos conservadores até procedimentos cirúrgicos, incluindo a colocação de próteses em alguns casos. Segundo o ortopedista e traumatologista do Hospital Santa Cruz, Dr. Carlos Ramos (CRM-PR 13.098, RQE 6.079), o tratamento das fraturas deve ser diferenciado de acordo com a idade e o perfil de cada paciente.

“Em pessoas jovens, por exemplo, o tratamento cirúrgico, quando indicado, sempre que possível temos como objetivo reconstruir a anatomia original do úmero, com a fixação através implantes metálicos. Já em idosos, nem sempre isto é possível, devido à osteoporose ou outra doença que comprometa a densidade óssea, principalmente nas fraturas multifragmentadas, em que várias partes ósseas são desviadas”, explica. O ortopedista ainda ressalta que, nas pessoas com idade avançada, a reconstrução das fraturas mais complexas pode ser difícil, com maiores chances de complicações, como perda da fixação ou necrose avascular e portanto, o tratamento inicial com prótese é mais indicado.

A prótese aparece como boa opção para a terceira idade em função da sua recuperação mais rápida e pela durabilidade que varia, em média, de 10 a 15 anos, o que diminui as chances do idoso precisar de uma nova cirurgia. Já em pacientes mais jovens, a prótese só é colocada quando a fratura é mais complexa e não há possibilidade de restituir a anatomia normal, especialmente da cabeça umeral – área coberta de cartilagem que se articula com a escápula.

Recuperação

Considerada uma lesão delicada, as fraturas de ombro exigem disciplina para a recuperação completa, uma vez que estão localizadas em uma articulação de grande mobilidade. Por isso, uma vantagem percebida na prótese para idosos se dá em virtude do menor tempo de reabilitação. Enquanto os procedimentos cirúrgicos que restauram a estrutura óssea levam em torno de seis semanas para consolidação do osso, na prótese a recuperação da fase de proteção ocorre entre duas a três semanas.

De acordo com o Dr. Carlos Ramos, na fase de cicatrização, em que acontece a consolidação óssea, é preciso proteger o ombro por completo, utilizando uma tipoia para sustentar e imobilizar a fratura, permitindo-se mobilização imediata apenas do cotovelo e mãos. “Após esse período, liberamos o paciente à fisioterapia, onde fará os primeiros exercícios de reabilitação dos movimentos e, com o tempo, ganho de força muscular. Exercícios mais intensos, como na academia, são liberados apenas 2 a 3 meses depois, dependendo da avaliação e liberação médica. Lembrando também que em pacientes submetidos à colocação da prótese, algumas restrições de esforço devem ser seguidas, como excesso de peso, atividades e certos exercícios de maior impacto, sob o risco de soltura precoce da prótese”, afirma o ortopedista.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.