Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Queimaduras solares são responsáveis por 20% das consultas dermatológicas no verão

Médica orienta como prevenir e tratar as queimaduras do sol

A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D, essencial para garantir a saúde dos ossos, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar, mas em excesso e sem proteção adequada, a radiação ultravioleta (UV) pode causar queimaduras solares. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as queimaduras solares são responsáveis por 20% das consultas dermatológicas no verão. “São as lesões mais perigosas nos dias de calor, que provocam o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas, podendo, inclusive, evoluir para o câncer de pele”, alerta a médica especialista em dermatologia Flávia Villela. O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Pele avermelhada e dolorida, bolhas, febre e calafrios são os principais sintomas da queimadura solar. Na maioria dos casos, as queimaduras são de primeiro grau, mas causam dor, hipersensibilidade e vermelhidão na área. Segundo a médica, os sintomas podem começar logo após a primeira hora de exposição e, normalmente, atingem seu pico no período de três dias. “O tratamento é feito com compressas de água gelada, cremes hidratantes e medicamentos anti-inflamatórios que aliviam a dor e devem ser ingeridos sempre com orientação médica. Hidratação oral também é muito importante”, detalha.

Flávia Villela alerta que uma nova exposição solar só poderá ocorrer após a melhora dos sintomas. “A queimadura solar é decorrente de um processo inflamatório intenso e o quadro pode piorar se a pele não estiver curada”, destaca.

Para a prevenção, a indicação é o uso de filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 30, mesmo em dias nublados, e reaplicação a cada duas horas ou após longos períodos dentro da água. A exposição ao sol deve ser sempre antes das 10h e após às 16h e o uso de roupas com fator de proteção UV e acessórios, como bonés, chapéus e óculos escuros, complementam a proteção. “Medidas de fotoproteção são importante e devem fazer parte da rotina diária de todas as pessoas”, salienta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo