Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

13 milhões de brasileiros têm doenças raras

São mais de 8 mil doenças deste gênero, e diagnóstico é um dos principais desafios

A data de 28 de fevereiro é lembrada como o Dia Mundial das Doenças Raras. A Organização Mundial da Saúde estima que 65 pessoas em cada 100 mil habitantes possuam uma das 8 mil doenças raras catalogadas pela medicina, calcula – se que no Brasil, esse número chegue a 13 milhões, maior do que a população da cidade de São Paulo.

Roberta Pontara de Carvalho, biomédica e coordenadora de Laboratório da Afip Medicina Diagnóstica, tem sua trajetória de vida marcada por uma doença rara. Seu marido foi diagnosticado com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) após sofrer um AVC, em 2014, com 32 anos de idade, consequência da doença até então não diagnosticada.

A doença é caracterizada por uma anemia hemolítica, ou seja, quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.

““Hoje meu esposo segue em tratamento, pois a doença não tem cura.

O processo de reabilitação é contínuo, com fonoaudiologia e fisioterapia, porém (ou...e assim) ele convive com algumas sequelas.

Diante do ocorrido e da gravidade do AVC e da doença ele está muito bem Tivemos e temos o apoio de várias instituições. A rede de apoio, o convívio nessas intuições com outros doentes nos conforta e aquece o coração, nos mostra que não estamos sozinhos”, explica.

A biomédica alerta que o mais importante é a informação. Saber que as doenças existem e a divulgação pode chamar a atenção para o problema.

Sempre repito que, se tivéssemos descoberto a doença a tempo o AVC poderia ser evitado.

Como diagnosticar doenças raras

De acordo com Pontara, 80% das doenças raras são decorrentes de fatores genéticos e 20% originárias de causas ambientais, infecciosas ou imunológicas. Ela explica que a maioria dos casos, aproximadamente 75% manifestam- se na infância. “Por ser algo de difícil diagnóstico, pode-se levar anos para o início do tratamento”, afirma.

Para o diagnóstico da Hemoglobinúria Paroxística Noturna realizamos o exame citometria de fluxo, CD55 e CD59 que consiste em uma coleta de sangue periférico. (coleta de sangue comum, como outros exames).

É específico pois identificamos nesse exame a diminuição das proteínas nos glóbulos vermelhos (CD55 e CD59) e isso tem como consequência a hemólise.

Sobre a AFIP Medicina Diagnóstica

A Afip Medicina Diagnóstica faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.

Seu laboratório central em São Paulo, com mais de 2.000 metros quadrados, realiza mais de 70 milhões de exames por ano. Além disso, a AFIP também desenvolve pesquisas científicas e estudos em parceria com institutos e universidades.

A alta qualidade da Afip Medicina Diagnóstica é reconhecida pela Acreditação com Excelência, concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo