Brasil,

Perdeu memória durante a pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Lucia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Confira oito dicas para lembrar mais em 2021

As mudanças dos últimos meses, por conta da pandemia de COVID-19, afetaram a comunidade global como um todo. O que os cientistas querem saber agora qual foi o impacto disso na saúde mental avaliando o desempenho de habilidades cognitivas que são fundamentais para o sucesso das atividades diárias, como por exemplo, a memória.

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) iniciou, ainda em dezembro, um estudo para quantificar quanto o lockdown afetou a memória das pessoas.

“É comum apresentar falhas de memória com o passar dos anos. O cérebro pode começar a ter perdas cognitivas a partir dos 30 anos de idade. À medida que ele envelhece – assim como todos os outros órgãos do corpo-, os circuitos ficam menos estáveis e o hipocampo (região do cérebro responsável pelas memórias) fica menos eficiente. O que nós assistimos nos últimos meses foram situações que afetaram sobretudo pessoas mais isoladas”, explica a Diretora Pedagógica do Supera, Patrícia Lessa.

Uso excessivo de tecnologia

Uma das grandes vilãs do nosso cérebro é também a comodidade proporcionada pela tecnologia, pois ela muda a forma como ativamos nossa capacidade de atenção e, consequentemente, a nossa memória. Durante a pandemia o uso de tecnologia aumentou e consequentemente o impacto dela sobre nossa capacidade cognitiva.

Quer um exemplo? Tente-se lembrar de três números de telefone sem consultar a agenda do celular. Difícil, não é?

Para driblar este efeito negativo do uso excessivo da tecnologia, a solução é praticar exercícios que estimulem nossa capacidade cognitiva. “Para desenvolver nossa capacidade de memória, precisamos, primeiramente, melhorar a nossa capacidade de atenção”, explica Patrícia.

Essa capacidade pode ser desenvolvida com a prática de atividades que estimulam as ligações entre os neurônios, mais conhecidas como Ginástica para o cérebro. Com os exercícios que envolvem novidade, variedade e desafio crescente é possível melhorar – além da memória –, a concentração, o raciocínio e a criatividade.

Segundo Patrícia, isso acontece porque a prática de ginástica para o cérebro cria e fortalece conexões entre os neurônios no cérebro (as sinapses). Quanto maior a densidade de sinapses no cérebro, maior é a nossa reserva cognitiva, a resistência da mente às lesões no cérebro. “O cérebro precisa de exercícios para ficar mais forte. O princípio da ginástica cerebral é impor ao cérebro novidade, variedade e desafios crescentes, com níveis de dificuldades cada vez maiores”, comenta a especialista do método Supera.

Para quem tem uma memória boa e se viu com dificuldade para lembrar informações simples nos últimos meses, alguns exercícios podem ajudar a nos tornarmos melhores observadores do que se passa ao nosso redor, como escovar os dentes com a mão não dominante, comer de olhos fechados, fazer um trajeto diferente para o trabalho e contar os degraus de uma escada são atividades que estimulam o cérebro a ficar atento aos detalhes e ao realizarmos o que já fazemos de um jeito diferente aumentamos a possibilidade de retenção da informação por deixarmos mais sentidos aguçados, o que consequentemente tira o cérebro da zona de conforto.

Confira outras sugestões:

Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume, concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;
Ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que treinam isso em parques);
Se vista de olhos fechados;
Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhes que antes lhe passara despercebido;
Veja as horas num espelho;
Decore uma palavra nova de outro idioma por dia;
Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais sutis.

Para equilibrar a falta de desafios da rotina padronizada que levamos, a ginástica cerebral é o caminho mais saudável e divertido para crianças, jovens e adultos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar