Brasil,

Como identificar problemas da tireoide

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

site Rede Dor site Rede Dor

O metabolismo e o equilíbrio do organismo passam pelo bom funcionamento da tireoide. A glândula fica na parte anterior do pescoço e pode interferir no coração, no cérebro, no fígado, no rins, no ciclo menstrual, na fertilidade, no peso e até no estado emocional.

Comandada pela hipófise, glândula que fica no cérebro, a tireoide produz e libera os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) na corrente sanguínea que regulam e influenciam em todas estas funções, além da temperatura do corpo e da transformação dos alimentos ingeridos em energia.

Alteração, problema ou mau funcionamento da tireoide podem ocorrer por diferentes causas, das mais comuns às mais raras. Como nem sempre os sintomas indicam diretamente que há algo errado na atividade da glândula, é fundamental se consultar com um endocrinologista para que sejam solicitados os exames que permitam a identificação de qual é o caso e o que precisa ser feito.

Doenças da tireoide

Os dois casos mais comuns são o hipo e o hipertireoidismo, que ocorrem a partir de alterações nos níveis de hormônios secretados pela tireoide. Podem resultar de problemas congênitos, autoimunes, inflamatórios ou secundários a outras doenças ou efeitos colaterais de tratamentos.

No hipotireoidismo, a diminuição da produção de hormônios T3 e T4 com elevação do TSH causa uma redução do metabolismo. Os sintomas mais comuns são aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, intolerância ao frio, perda de memória, depressão, pele seca e fria.

Quando há aumento da produção de hormônios T3 e T4 e diminuição de TSH, é diagnosticado hipertireoidismo. O metabolismo acelera e aumenta o consumo de energia pelo corpo. A pessoa tem aumento de apetite, mas emagrece, diarreia, suor excessivo e batimentos cardíacos acelerados.

A tireoidite ocorre quando a glândula inflama, causando dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. Os motivos são infecções virais, autoimunidade ou intoxicações por certos remédios.

Outro problema é o bócio, caracterizado pelo aumento do tamanho da tireoide, por falta de iodo, por inflamação ou por formação de nódulos Entre os sintomas estão rouquidão, tosse, sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir e para respirar nos casos mais graves.

Nódulos também podem surgir na tireoide. Detectados como caroços na parte anterior do pescoço, na maioria das vezes, são benignos, não causando dor.

Apesar de raro, 5% dos casos são câncer. O sintoma é ao aparecimento de um nódulo na frente da garganta, com mais de 1 cm de diâmetro. Em estágio avançado, pode causar rouquidão inexplicável e dificuldade para engolir ou respirar.

Diagnóstico e tratamento

A tireoide recebe comandos de outra glândula, a hipófise, que fica no cérebro e libera o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que desencadeia a produção do T3 e do T4. Quando há algo errado neste processo, surgem os problemas.

Para identificar se há alterações no funcionamento da tireoide, em geral, os médicos pedem exames de dosagem no sangue de T3, T4 e TSH, além da tireoperoxidade, que faz a pesquisa dos anticorpos antitireoidianos (anti-TPO).

Dependendo dos sintomas, também serão solicitados exames de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Em caso de nódulos, é pedida biópsia para identificar se é benigno ou se é câncer.

Conforme o quadro do paciente, podem ser receitados uso de iodo e medicamentos para controlar o hiper ou o hipotireoidismo. Nos casos de nódulos ou cistos, o endocrinologista avalia a possibilidade de monitoramento ou retirada. Para o tumor maligno, a opção é a retirada da glândula, com alguma terapia complementar, como iodo radioativo ou radioterapia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar