Brasil,

Hospital das Clínicas e Sírio-Libanês desenvolvem procedimentos minimamente invasivos para tratamento de tumor renal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiela Caldeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Técnicas que utilizam intervenção sem cortes, como crioblação e ablação por radiofrequência, apresentam mesmos resultados que procedimentos cirúrgicos; pesquisa foi conduzida pelo radiologista Marcos Menezes e publicada na revista científica European Radiology

Uma pesquisa publicada pela revista European Radiology concluiu que os procedimentos minimamente invasivos para retirada de tumor renal, como crioblação e ablação por radiofrequência, têm os mesmos resultados que uma cirurgia tradicional. A pesquisa foi conduzida pelo médico radiologista intervencionista Marcos Menezes, que realizou estudo com 85 pessoas, entre os anos de 2008 e 2016, no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Sírio-Libânes.

A crioblação consiste na inserção por tomografia de uma agulha no interior do tumor, onde é injetam-se gases que congelam o tumor numa temperatura que pode chegar a -150 ºC. Já na ablação por radiofrequência, a agulha inserida produz calor que destrói as células tumorais. “Ambos os procedimentos não oferecem complicações e diminuem o custo e o tempo de internação. Além disso, essas técnicas contribuem para uma melhor qualidade de vida e, logo após o procedimento, o paciente é capaz de rapidamente retornar a sua rotina”, afirma Menezes.

Estas técnicas já são amplamente difundidas em outros tipos de tratamentos, como em tumores de fígado, pulmão e rim, e, neste estudo, foi constatado que podem ser indicadas também em para casos de tumores renais menores que 4 centímetros e em pacientes com um único rim, com doenças genéticas ou função prejudicada do órgão.

Sobre o InRad

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem. Também é responsável pela produção farmacêutica de itens utilizados diariamente para pesquisas clínicas e, ainda, de produtos usados na rotina clínica e fármacos produzidos no setor de medicina nuclear onde fica o cíclotron, acelerador de partículas que produz a fórmula radioativa de glicose FDG (Fluorodesoxiglicose) usados em exames PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons). Durante o processo, se o paciente tiver uma célula cancerígena ela fica reluzente.

Além disso, o InRad conquistou a classificação de melhor centro de medicina nuclear do mundo pela Agência Internacional de Energia Atômica. Por ano, passam pelo InRad 215 mil pacientes. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre ultrassonografia, radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e mamografia. No instituto são 82 equipamentos de radiologia de última geração para realizar mais de 300 mil exames por mês, 25 mil só de raios-X.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar