Brasil,

Gestantes podem tomar vacina?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Gestantes podem tomar vacina?

Mulheres grávidas com doenças preexistentes ou estão na linha de frente no combate ao Covid poderão se imunizar, se sentirem a vontade

Grupos considerados de risco têm demonstrado ansiedade diante da vacinação para Covid-19. Alguns idosos e profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate a pandemia, já receberam a primeira dose do imunizante. No entanto, o que muitas mulheres querem saber é "gestantes podem tomar a vacina?". De acordo com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), os casos têm que ser analisados com cautela, pois ainda não existem dados de eficácia disponíveis na comunidade científica. O presidente da SGORJ e chefe do serviço de cirurgia fetal da Perinatal (Rede D'Or), Dr. Renato Sá, explica que deve ser oferecida a vacina para a gestante que possui doenças preexistentes ou esteja atuando de alguma forma na linha de frente na batalha contra o Covid. "Nesse caso, a grávida assinará um termo de consentimento no qual é informado que o imunizante não foi testado em grupos de gestantes, mas que seu uso é justificado ao considerar a situação risco x benefício".

Apesar das vacinas não terem sido avaliadas em gestantes e lactantes, a experiência de outros imunizantes apontam eficácia e segurança, além disso, estudos em animais não identificaram risco. Segundo Dr. Renato, as vacinas em geral atuam de forma positiva quando utilizadas por esse grupo específico. "O obstetra tem papel fundamental para a análise, junto com a gestante, dos casos em que existe benefício do uso da vacina diante da gravidez ou do período de amamentação".

Mas e as gestantes que não possuem nenhuma doença preexistente, e nem estão na linha de frente? Como devem proceder? O médico explica que a prevenção associada ao distanciamento social continua sendo a melhor opção, por enquanto. "É importante o isolamento, não só da gestante, mas também das pessoas que têm contato com ela". As recomendações e requisitos para manter uma gravidez saudável, nesse período, continuam sendo: higienizar as mãos, usar máscara e ficar em casa. Sobre a vacina contra Covid, Dr. Renato explica que o mundo se prepara para a reta final da fase de testes dos imunizantes, mas, antes de tudo, é fundamental que grávida se vacine para H1N1. "Essa vacina já está disponível e o contágio na gravidez pode ser muito perigoso".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar