Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A logística da vacina: sensores controlam a temperatura das doses no caminho do laboratório até o paciente

Tecnologia da Zebra Technologies emite alertas caso a dose seja armazenada na temperatura errada

Com campanhas de vacinação em andamento ou começando ao redor do mundo, a logística do transporte das doses se tornou um desafio para os governos, já que algumas vacinas requerem ultracongelamento (temperaturas abaixo de -70 ° C), outras congelamento (menos de -20 ° C) e outras necessitam de refrigeração.

“Como a vacina pode sofrer alterações ao ser exposta ao calor, é fundamental controlar sua temperatura constantemente, se assegurando de que ela mantenha sua integridade. Caso contrário, ela deve ser descartada”, analisa o gerente de suprimentos da Zebra Technologies para América Latina, Daniel Vargas.

Os impactos da cadeia de frio no processo de vacinação podem ser imensos. Cerca de três bilhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso aos recursos necessários da cadeia do frio para o suprimento da vacina, indica a empresa alemã DHL, especializada em logística[1]. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em 50% o volume de vacinas que chegam comprometidas ao seu destino, principalmente por falhas no controle de temperatura[2].

As vacinas autorizadas pela Anvisa a serem administradas no Brasil, até agora, precisam ser guardadas entre 2°C e 8°C — a temperatura de geladeiras comuns. Apesar dos desafios logísticos neste caso serem menores do que para as vacinas que demandam temperaturas mais baixas, o monitoramento da refrigeração das doses deve ser feito ao longo de toda a sua cadeia fria, desde sua saída do laboratório até o paciente.

Sensores

Para evitar desperdício, os frascos de vacinas devem ser identificados individualmente com sensores de controle de temperatura, a fim de monitorar se cada uma das amostras foi corretamente manipulada ou se foi comprometida e deve ser descartada. Além disso, também é necessário monitorar os lotes como um todo, permitindo identificar se o carregamento manteve as condições necessárias para a eficácia da vacina.

Tecnologia já é utilizada há anos pelos setor

“Os identificadores que monitoram as cadeias de frio não são uma novidade causada pelas vacinas de COVID-19. A tecnologia tem sido utilizada pelo setor de saúde há muitos anos, para monitorar não apenas vacinas, mas também medicamentos e outros insumos hospitalares”, reflete Vargas. A empresa americana oferece essa tecnologia e está apoiando países como Estados Unidos, Canadá e México na vacinação contra a COVID-19.

Uma das tecnologias mais eficazes, conhecida como data loggers, é baseada em sensores eletrônicos que enviam informações de temperatura para uma plataforma de coleta e análise de dados. Caso a vacina não tenha sido mantida na temperatura adequada ou tenha sido violada, o identificador gera um alerta.

“Para maior segurança, é importante identificar vacinas com sensores bluetooth, que permitem o acesso às informações sem a necessidade de abrir os recipientes. Da mesma forma, para maior eficiência, a plataforma de gerenciamento de dados deve ser capaz de fornecer informações em tempo real e na nuvem, sem que o usuário tenha que baixar relatórios em Excel ou PDF. Por fim, a aplicação de dados poder ser customizada de acordo com a necessidade do produto transportado”, comenta Vargas.

Sobre a Zebra Technologies

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) capacita a linha de frente em varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde, setor público e outras indústrias para alcançar uma vantagem de desempenho no negócio. Com mais de 10 mil parceiros em 100 países, a Zebra oferece soluções completas e personalizadas para permitir que cada ativo e trabalhador fique visível, conectado e totalmente otimizado. As soluções líderes de mercado da empresa elevam a experiência de compra, rastreiam e gerenciam o estoque, bem como melhoram a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente. Em 2020, a Zebra foi incluída na lista Forbes Global 2000 pelo segundo ano consecutivo e foi listada entre as Melhores Empresas para Inovadores da Fast Company. Para obter mais informações, visite www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Participe do blog Your Edge da Zebra. Siga a empresa no LinkedIn, Twitter e Facebook.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo