Brasil,

Doutor Tontura Alerta Crise Dos Sintomas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Feliconio Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

COMO AGIR EM CASOS DE LABIRINTITE (VERTIGEM)?

É muito comum as pessoas se perguntarem o que fazer quando a “labirintite" atacar. Mas, tenha calma! Usando a palavra TONTURA, Dr. Saulo Nader, neurologista da USP e do Albert Einsten, criou um passo-a-passo sobre o que fazer em um momento de crise.

T - Tenha calma
O - Oriente-se
N - Não fique em pé
T - Tranque a boca
U - Una forças
R - Remédios
A – Aguarde

Vamos agora entender detalhadamente o que significa cada letra:

T- Tenha calma!

Na esmagadora maior parte das vezes, você NÃO corre risco de morte por causa de uma crise de "labirintite". Nesses momentos, é normal haver ansiedade, a qual pode até mesmo simular uma crise de pânico, com um aperto no peito e uma angústia. É comum surgir perguntas como: será que isso vai passar? Será que eu vou morrer? Mas lembre-se: mantenha a calma!

O – Oriente-se

Como assim? Tudo começou a girar e surgiu um atordoamento na cabeça, mas você precisa se orientar no espaço para não cair. Então, para se situar, se apoie nos móveis próximos, em uma parede ou dê a mão para alguém.

N – Não fique em pé

Se você permanecer em pé, terá o risco de cair e se machucar. Por isso, é necessário ficar sentado ou deitado, depende de qual posição você se sente mais confortável. Algumas pessoas preferem permanecer sentadas na crise de vertigem, outras se sentem mais confortáveis deitadas.

T – Tranque a boca

Nesse momento de crise, nada de beber ou de comer algo. É comum que um parente ou amigo traga um copo de água com açúcar, mas ingerir algo nessa hora pode aumentar a chance de vomitar. Então, nada na boca

U – Una forças

Respire fundo e se recomponha. Você esta indo muito bem, já está em segurança em uma posição confortável (sentado ou deitado). Então vamos lá para os próximos passos, respire fundo e se recomponha

R – Remédio

Qual remédio? Aquele que o seu médico te indicou. Há um grupo de remédios utilizados como abortivos da crise de vertigem. A função desses remédios é diminuir a potência da crise (ficar mais leve) e a sua duração (ficar mais curta). Exemplos de remédios com essa finalidade: meclozina, ondansentrona, dimenidrato e clorpromazina. MAS ATENÇÃO! Não se automedique jamais, use os medicamentos recomendados pelo SEU médico para a SUA crise de "labirintite".

A – Aguarde

Vai passar! A crise uma hora passa. Existem crises que irão durar segundos, outras, minutos, e até mesmo horas ou dias. Cada doença tem a sua duração da crise. Mas ela vai passar. Aguarde os remédios agirem e a crise passar. Ela vai acabar em algum momento.

E FIQUE LIGADO!

“Labirintite” é um termo geral, por trás dessa palavra existem dezenas de doenças que geram vertigem e que podem explicar a sua crise.

QUANDO PROCURAR O PRONTO-SOCORRO?

"Se for a sua primeira crise e ela for muito intensa ou durar muito tempo, é valido procurar um pronto-socorro, pois isso pode ser um indicativo de doenças benignas ou de uma doença mais grave, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Se você já tem o diagnóstico por trás da sua 'labirintite', mas a crises não esta aliviando com os remédios que você costuma usar ou a intensidade é diferente das anteriores, a recomendação também é procurar ajuda médica ou um hospital", finaliza Dr. Saulo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar