Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde da pele no verão: cuidar é mais fácil do que você imagina

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

Com uma rotina prática - e que cabe em todos os bolsos - é possível prevenir problemas típicos dessa estação, como melasmas e até câncer

Tem coisa melhor do que aproveitar os dias de verão ao ar livre para descansar, tomar um Sol e ganhar aquele bronzeado bacana? Mesmo em tempos de isolamento social, com os devidos cuidados de higienização e distanciamento, dá para aproveitar o tempo quente. Além do visual charmoso, se expor ao Sol regularmente faz bem para a saúde, estimulando a produção de vitamina D, da melanina, essencial para o sono e que contribui para o aumento da sensação de bem estar. Mas para desfrutar de tudo isso sem riscos, é preciso redobrar a atenção com a pele. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos a cada ano.

“Nessa época, com maior número de atividades externas, ficamos mais expostos à radiação solar, aumentando os riscos de queimaduras e outros problemas de saúde”, destaca Marina Bonilha, professora de Fisioterapia Dermatofuncional e Estética e Cosmética no Centro Universitário UniMetrocamp. “Por essa razão, não podemos negligenciar os cuidados, além de nos conscientizar da importância da fotoproteção solar”, diz. “O uso incorreto de protetor solar ou sua ausência traz grandes malefícios à pele, predispondo ao desenvolvimento de doenças como o câncer de pele e grandes disfunções estéticas, como o fotoenvelhecimento, surgimento de rugas, manchas e flacidez”, enumera. A docente ainda destaca que é necessário utilizar diariamente o protetor solar, com reaplicação a cada três horas, e isso durante todo o ano, não importando o clima.

Marina ressalta ainda que essa medida pode evitar inclusive os melasmas, ou aquelas manchas escuras que aparecem na pele, especialmente no rosto, após o banho de Sol e que atormentam muita gente. “As mulheres estão mais propensas a desenvolver essa condição, que não tem causa definida mas está ligada a alterações hormonais, seja com o uso de anticoncepcionais ou durante a gravidez, e pode também decorrer de predisposição genética”, informa. “O cuidado deve ser intensificado, com a proteção solar associada à fotoproteção de filtros físicos, como roupas, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis”. Se as manchas já chegaram, há solução. “Existem tratamentos que podem ajudar na remoção do melasma, como cremes clareadores, ácidos específicos, peelings e utilização de laser, mas tudo apenas sob avaliação dermatológica”.

Há ainda outro alerta sobre esses tratamentos, tendo em vista que algumas substâncias não devem ser utilizadas sob o Sol pois podem provocar reações alérgicas graves e manchas, incluindo os ácidos, produtos e misturas caseiras com limão ou frutas cítricas e perfumes. No caso da maquiagem, muitas marcas já oferecem itens com protetor solar, mas mesmo nesse caso é recomendável reforçar a proteção. “Grande parte apresenta fator de proteção solar (FPS) muito baixo de 15 a 25, não sendo interessante porque não protegem a pele de forma eficaz quando expostos à luz solar, podendo, assim, causar manchas”, orienta. “É melhor optar por protetores solares pigmentados a partir do FPS de 35”.

Marina lembra que é fundamental criar hábitos diários de cuidados, identificando com o dermatologista o tipo de pele (seca, oleosa, mista, normal) para adotar os produtos mais adequados. Confira abaixo uma rotina prática e rápida recomendada pela professora do Centro Universitário UniMetrocamp e que pode ser adaptada para todos os tipos de pele – e de bolso:

Passo 1 – Higienize. É fundamental para retirar a maquiagem, resíduos de oleosidade, células mortas, poluição e sujeiras que são acumuladas durante o dia.

Passo 2 – Tonifique. Ajuda a equilibrar o PH e complementa a limpeza.

Passo 3 – Hidrate. Atua na reposição de água da pele.

Passo 4 – Proteja. O protetor solar e a fotoproteção física previnem problemas provocados pela exposição ao Sol sem proteção, como câncer de pele, envelhecimento precoce e queimaduras solares.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp

O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo