Brasil,

Casa de Saúde São José e Instituto Oncoclínicas oferecem curso de certificação em cirurgia robótica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joana Fróes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Programa segue novas diretrizes construídas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, de acordo com as orientações do Conselho Regional de Medicina

A Casa de Saúde São José (CSSJ) e o Instituto Oncoclínicas – braço de ensino, pesquisa e educação médica continuada do Grupo Oncoclínicas – oferecem curso de certificação em cirurgia robótica dentro das novas diretrizes do Conselho Regional de Medicina (CRM), implementadas em março de 2020. O programa também tem a chancela do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e já está disponível para os médicos interessados.

De acordo com o diretor médico da CSSJ, Augusto Neno, com a nova norma do CRM – que determinou que a habilitação deve ser emitida pelas sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira –, o hospital e o CBC se anteciparam, desenhando um curso para os médicos que buscam especialização em cirurgia robótica.

“Nosso programa de cirurgia robótica completou um ano no mês passado, com mais de 300 cirurgias, e se tornou referência no setor. Com a certificação, vamos expandir esse conhecimento e teremos a melhor tecnologia, nas melhores mãos”, afirma Neno.

O curso tem duração média de três meses, com aulas ministradas por profissionais da CSSJ, do CBC e da empresa Strattner. Estão previstos módulos online, 40 horas no simulador, treinamentos no robô (inservice), cinco cirurgias para observação e/ou 10 assistências. A parte presencial será realizada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O coordenador cirúrgico da parceria CSSJ e Grupo Oncoclínicas, Hélio Calabria, também reforça a importância da iniciativa. “Com a criação do programa de certificação, o hospital e o Instituto Oncoclínicas se destacam nesse novo momento da cirurgia robótica no Brasil”, aponta.

Desde 2015, o Instituto Oncoclínicas, associação de caráter privado sem fins lucrativos, fomenta o ensino e formação profissional por meio de iniciativas como cursos e simpósios, além do apoio e investimento em pesquisas.

“Essa iniciativa, sem dúvida, muda o paradigma em treinamento de robótica no Brasil. A Casa de Saúde São José se qualifica como um dos principais centros brasileiros a ter certificação com essa chancela. É um movimento que dialoga diretamente com a missão e visão do Instituto Oncoclínicas, de promover o acesso a novas tecnologias e investir na qualificação extrema dos profissionais”, destaca o presidente do Instituto Oncoclínicas, Carlos Gil.

Cirurgia robótica na CSSJ

No final de 2019, em parceria com o Grupo Oncoclínicas, a Casa de Saúde São José implementou seu programa de cirurgia robótica, com a chegada do robô Da Vinci XI. De acordo com Neno, o grande diferencial é que o aparelho conta com dois consoles, que é de onde o profissional “guia” o robô.

“Dessa forma, tanto o cirurgião auxiliar quanto o médico instrutor podem atuar ativamente no procedimento, o que traz grandes benefícios para o paciente e para a equipe. O robô tem sido utilizado em cirurgias do aparelho digestivo, oncológicas, urológicas, torácicas e ginecológicas”, explica Neno.

O robô oferece uma visão 3D ao cirurgião, além de ampliar em até 20 vezes as imagens das estruturas vistas pela câmera do equipamento. Segundo o diretor médico da CSSJ, isso possibilita que sejam realizados procedimentos menos invasivos, com movimentos mais precisos. “Assim, o paciente sente menos dor no pós-operatório e pode se recuperar na metade do tempo de uma cirurgia convencional”, completa o médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar