Brasil,

Hospital em Niterói cria serviço inédito para atendimento a pacientes com endocardite durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rachel Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Iniciativa do CHN inova ao reunir especialistas para discussão virtual de casos da doença

A endocardite é uma doença provocada pela inflamação da membrana interna do coração e das válvulas cardíacas, o endocárdio. Na maioria dos casos, o problema é infeccioso, causado por bactérias e germes de outras partes do organismo que se espalham pelo sangue. Segundo a dra. Kátia Luz, cardiologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), a doença não está associada às complicações da Covid-19, mas como se trata de uma síndrome febril, numa pandemia, pode ser confundida e atrasar seu diagnóstico. A fim de minimizar o agravamento dos pacientes e discutir de forma ágil os casos de endocardite, o Complexo Hospitalar de Niterói criou um serviço inédito na rede privada, o Time Virtual de Endocardite.

A dra. Kátia Luz, que também lidera o projeto, explica que o objetivo das discussões on-line é oferecer o melhor e mais rápido tratamento para os pacientes com endocardite, já que a pandemia dificultou as reuniões presenciais entre os especialistas.

“A endocardite é uma doença grave, de alta mortalidade hospitalar, podendo chegar a 30%. Além de ser complexa, já que pode acometer outros órgãos, frequentemente, tem indicação de cirurgia cardíaca. Por isso, é necessário um time multidisciplinar de especialistas para debater o tratamento individualizado para cada paciente. Durante a pandemia, como as reuniões presenciais estavam suspensas, decidimos formar um time virtual para que os pacientes continuassem se beneficiando das discussões”, afirma a médica que, até o momento, já abordou 15 casos pós Covid.

Na prática, médicos de diferentes áreas como cardiologia clínica e intensiva; ecocardiografia; cirurgia cardíaca; medicina nuclear; comissão de infectologia e nefrologia avaliam e discutem virtualmente, uma vez por semana, todos os casos de endocardite do hospital para definir as alternativas terapêuticas para o melhor desfecho dos pacientes.

O Time de Endocardite do Complexo Hospitalar de Niterói é composto pelos médicos Kátia Luz, cardiologista; Rafael Azevedo, cardiologista da UTI cardiológica coordenada pelo dr. Ronaldo Vegni; João Tress, cardiologista ecocardiografista; Daniel Neves, radiologista cardiovascular; Mário Amar, cirurgião cardíaco; professora Áurea Grippa, cardiopediatra; professor Evandro Tinoco, cardiologista; professor Cláudio Tinoco, especialista em medicina nuclear; Andrea Ávila e representantes da infectologia e nefrologia.

“Durante os encontros virtuais, apresentamos os exames dos pacientes, relatamos a evolução clínica e decidimos a melhor conduta a ser adotada em cada caso. É fundamental que a discussão sobre a endocardite seja multidisciplinar, já que se trata de uma doença grave que provoca sérias complicações em pacientes cardiopatas com múltiplas comorbidades, como insuficiência renal crônica, diabetes, colocação de marca-passo e válvulas cardíacas etc. Logo é um paciente que precisa ser visto como um todo e por múltiplas especialidades”, finaliza a cardiologista Kátia Luz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar