Brasil,

Doenças e sofrimentos no pós pandemia preocupam população

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doenças e sofrimentos no pós pandemia preocupam população

Isolamento social intenso pode causar transtornos à saúde mental

O isolamento social impôs a várias pessoas uma mudança radical no estilo de vida. Muitos somaram o isolamento ocasionado pela Covid 19 ao medo extremo da doença, de ser contaminado e ter o mínimo contato físico com outras pessoas. Essa situação, entre outros fatores, acaba trazendo transtornos também à saúde mental da população.

São diferentes tipos de sofrimento que as pessoas que permanecem isoladas passam e poderão passar, mas destacam os grupos dos que tiveram perdas econômicas decorrentes da pandemia e as que foram internadas durante este período.

Isso porque, no caso do primeiro grupo, a pessoa que passou por consideráveis perdas financeiras e fechou as portas de algum empreendimento, por exemplo, pode passar por um baque tão grande que torne difícil recomeçar e ter esperanças em um futuro melhor e com as coisas dando certo.

“Neste caso, a pessoa tende a ficar confusa e desesperançosa, e passa a ver o isolamento até como refúgio para não encarar o mundo lá fora e passar por dificuldades novamente, que se intensificaram com a pandemia da Covid 19”, afirma o psiquiatra Bruno Brandão.

As pessoas que foram internadas, em sua maioria, passaram por experiências traumáticas, principalmente as que foram intubadas ou passaram por um tratamento intensivo. “Elas têm uma experiência próxima da morte, o que pode ocasionar sequelas. A depressão e risco de suicídio são um dos principais, além do desenvolvimento posterior de um estresse pós-traumático”, completa Bruno.

Esse tipo de dano do isolamento é como se fosse um isolamento psicológico, porque por mais que a pessoa já tenha passado pela situação mais difícil e esteja bem fisicamente, ela pode ainda ter medo do que a espera lá fora, e opta por permanecer em casa e em reclusão a maior parte do tempo possível.

Muitas pessoas se encontram em completa atividade remota, como o trabalho, as aulas e os cursos independentes. Neste caso, a dica é tentar desligar um pouco do online fora dos momentos que seja a sua obrigação. Encontrar outra atividade como ler um livro, pintar, tentar fazer você mesmo alguma reforma em casa, cozinhar, falar ao telefone, podem ser tarefas feitas dentro de casa sem necessitar a todo tempo de uma tela na sua frente, deixando até mesmo uma dor de cabeça ocasionada por elas de lado.

Tenho um amigo que está em depressão. Qual é a melhor forma de ajudar?

Neste caso, a melhor forma é abrir o jogo, explicar sobre o que está acontecendo e não deixar a depressão se aprofundar. O maior obstáculo é o preconceito e a falta de informação. É muito importante alertar que a pessoa não está bem e que precisa buscar ajuda profissional qualificada. É um período que precisamos de humildade para ter sabedoria em nossas decisões. Depois desta crise, o país não vai mais ser o mesmo.

Fonte: Bruno Brandão Carreira, médico psiquiatra. Especialização em dependência química pela unidade de álcool e drogas pela Universidade Federal de São Paulo – USP. É sócio fundador da associação brasileira de neuropsiquiatria. Atualmente atende em consultório próprio em BH e Três Marias – MG.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar