Brasil,

HAC faz planejamento virtual de cirurgia na mandíbula

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Urbanetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Procedimento que aumenta precisão e diminui tempo de operação poderá ser utilizado em outras áreas da instituição

Uma técnica inovadora para programar cirurgias a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada pelas equipes de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Bucomaxilofacial do Hospital Amaral Carvalho (HAC): o planejamento virtual utilizando a tecnologia 3D (tridimensional). A novidade, que traz benefícios aos pacientes, aumenta a precisão e ajuda a reduzir o tempo cirúrgico, poderá ser utilizada em outras áreas da instituição.

A remoção de parte da mandíbula de um jovem com um tumor, técnica conhecida como mandibulectomia parcial, foi a primeira planejada com a ferramenta digital. O processo de elaboração levou cerca de 24 horas. De acordo com o consultor em planejamento digital e impressão 3D do HAC, João Paulo de Almeida Prado Oliveira e Sousa, todos os detalhes reais foram levados para o ambiente digital e foram confeccionados os protótipos da mandíbula, da fíbula (osso da perna que foi usado para o retalho) e das guias cirúrgicas (que servem como base para o posicionamento correto das fixações). “Dessa forma, os especialistas puderam praticamente ensaiar a realização da cirurgia virtualmente e com as peças, o que possibilitou melhores resultados”, disse.

Um dos participantes, o cirurgião-dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial do HAC, Giovane Furlanetto, explica que o planejamento virtual aumentou a previsibilidade e a precisão do procedimento, além de agilizar a operação reduzindo o tempo cirúrgico em cerca de 30%. “A cirurgia durou oito horas. Sem essa prévia, poderia ter sido mais longa, o que influenciaria na recuperação do paciente”, destacou.

Também integrou a equipe o especialista em reconstrução microcirúrgica em cabeça e pescoço, Otávio Iavarone. Ele conta que, com apoio de exames de tomografia, foi reconstruído no computador o osso afetado, facilitando o plano de remoção do tumor. “Todo o corte ósseo foi determinado através desse planejamento, mantendo as angulações tridimensionais da mandíbula, preservando seu formato e a sua função, que é fundamental para a mastigação e fala”, complementou.

Além do melhor resultado final estético e funcional, a técnica traz vantagens como a diminuição das complicações pós-operatórias, menos uso de analgésicos e menor morbidade. “O HAC é um serviço de excelência com grande volume de cirurgias oncológicas. Há intenção de viabilizar a iniciativa para procedimentos reconstrutivos de face e neurocirurgia, entre outros”, afirmou o consultor.

Sobre a impressora 3D

Desde meados do ano passado, o serviço Bucomaxilofacial do HAC conta com duas impressoras de última geração para impressão em 3D. O equipamento foi conquistado por meio de uma parceria com a Fundação Rotária, para o Projeto Faces, que produz e oferta próteses gratuitas para pacientes do SUS que sofrem mutilação na região do rosto por conta do tratamento de câncer. “Antes, as próteses eram confeccionadas à mão pelo cirurgião-dentista Cassiano Alves Ferreira Neto”, lembra João Paulo.

Além de beneficiar dezenas de pacientes do SUS que precisam de próteses de olhos, orelha, boca e nariz, entre outras, o setor decidiu disponibilizar a tecnologia para agilizar outros procedimentos no HAC. “Nosso objetivo é aproveitar ao máximo nossos recursos, da melhor maneira possível, visando à agilidade no atendimento, com segurança e conforto aos pacientes”, reforçou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar