Brasil,

Cirurgia bariátrica e metabólica pode reduzir diabetes tipo 2 em até 90%

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Vaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista do Hospital 9 de Julho fala sobre a eficácia do procedimento para controle da doença

Acompanhando o preocupante aumento da obesidade na população brasileira, o número de pessoas com diabetes tipo 2 também está crescendo rapidamente no país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2008 a 2018 o diagnóstico deste tipo de diabetes cresceu 24% entre as pessoas com 18 anos ou mais, subindo de 6,2% da população para 7,7%.

O aumento da incidência de diabetes tipo 2 no mundo vem sendo acompanhado por uma evolução nos tratamentos. Hoje estão disponíveis no mercado diversos tipos de medicamentos para controle da doença, mas nem todos os pacientes respondem da mesma forma.

Para os casos em que as medicações não fazem o efeito desejado para controlar a doença e evitar complicações, em pacientes com obesidade, pode ser recomendada a cirurgia bariátrica e metabólica. O Prof. Dr. Denis Pajecki, cirurgião especializado em cirurgia bariátrica e metabólica do Centro de Controle do Peso do Hospital 9 de Julho, conta que a eficácia do procedimento para redução da diabetes do tipo 2 já foi comprovada por diversos estudos e pode trazer resultados muito benéficos para a saúde de quem enfrenta esse problema, apresentando grande impacto no controle da glicemia e de outras doenças associadas, como a hipertensão arterial e a dislipidemia.

"A obesidade é uma doença que resulta de um grande número de fatores, por isso cada paciente terá uma necessidade diferente de tratamento. Quando acompanhada de diabetes tipo 2, seu controle torna-se ainda mais necessário. A cirurgia bariátrica e metabólica é uma das opções", diz o especialista. A cirurgia para tratamento do diabetes é indicada para pacientes com IMC acima de 35 e diabetes de difícil controle. Nesses casos, o procedimento pode reduzir a doença em até 90%, dependendo da sua gravidade e do tempo decorrido desde o seu diagnóstico, e, com isso, diminuir o risco de complicações comuns, como problemas cardiovasculares e renais que, muitas vezes, podem levar à morte.

Dentre as diferentes técnicas cirúrgicas, a mais realizada para a redução do diabetes é o Bypass Gástrico, mas outras podem ser indicadas, dependendo da avaliação individual.

"Incretinas são hormônios intestinais responsáveis por, entre outras funções, regular o metabolismo da glicose. Após a cirurgia, o organismo passa a liberar uma incretina que estimula o pâncreas a produzir insulina, o que, junto com a perda de peso, contribui para o controle glicêmico”, explica o cirurgião.

"Após a cirurgia, os pacientes passam a não ser tão dependentes de tratamentos e, muitas vezes, deixam de precisar de qualquer medicação", fala Dr. Denis Pajecki.

Sobre o Hospital 9 de Julho

Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho é referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Urologia, Trauma e Ortopedia.

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e 5 mil médicos cadastrados, o hospital possui 470 leitos, sendo 110 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.

Além disso, oferece atendimento ambulatorial no Centro de Medicina Especializada com mais de 50 especialidades e 12 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma.

O Hospital 9 de Julho pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde.

A instituição possui certificação internacional de qualidade, conferida pela maior acreditadora de qualidade do mundo, a Joint Commission International – JCI, desde 2012. Sua unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente, é a única no mundo com a linha de cuidado certificada pela JCI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar