Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto Dodói promove atendimento humanizado a crianças com câncer

O câncer infantil representa 3% do total dos tumores malignos no Brasil, o que equivale a 12 mil novos casos por ano, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Os tipos de câncer mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, os linfomas e o tumor cerebral.

O bem-estar das crianças com câncer é um desafio para familiares e equipes de saúde. Para promover um cuidado diferente e especial para estes pacientes, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e o Instituto Mauricio de Sousa desenvolvem, desde 2009, o Projeto Dodói. A iniciativa aborda, de forma lúdica, os conceitos sobre a doença e o tratamento, ajudando a criança a expressar suas necessidades e enfrentar as dificuldades do período.

Um kit criado especialmente para a ação é distribuído para as crianças hospitalizadas e inclui bonecos da Turma da Mônica, gibis, revista de atividades, jogos que auxiliam a expressar sensações e sentimentos, além de escala de dor e cartazes.

“A ideia do Dodói é promover a humanização deste momento tão delicado na vida da criança, prepará-la emocionalmente para o tratamento, integrá-la com a equipe de enfermagem, o corpo médico e, principalmente, com o ambiente hospitalar. Acreditamos que, além de amenizar sofrimento e insegurança, é possível uma recuperação mais rápida e confortável”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale.

De 2009 a 2020, o projeto foi implementado em 44 centros de tratamento de todo o Brasil e beneficiou mais de 8 mil pacientes com o kit dodói. “É um desafio para os pais passarem para os filhos o que está acontecendo. E é importante que as crianças saibam a verdade para compreender melhor o procedimento e as etapas do tratamento. O kit ajuda a tirar o medo do desconhecido. A brincadeira ajuda nesse sentido”, afirma Merula.

Para a implantação e desenvolvimento do projeto, a Abrale e o Instituto Maurício de Sousa contam também com um importante parceiro institucional, a Associação Viva e Deixe Viver. A partir desta parceria, o Kit Dodói passou a ter o jogo Eu Conto.

“Esta parceria da Viva e Deixe Viver com a Abrale e Instituto Mauricio de Sousa na produção de uma edição especial do Jogo Eu Conto para o Projeto Dodói auxiliará crianças, famílias e profissionais da saúde e educação a construir histórias que desmistifiquem a palavra câncer e como lidar com a doença”, diz Valdir Cimino, fundador da Viva e Deixe Viver, um dos parceiros do projeto.

Existe um jeito melhor

Durante o mês de dezembro do ano passado, aconteceu a campanha #existeumjeitomelhor, que teve como objetivo a arrecadação de doações para o Projeto Dodói.

A iniciativa contou com o apoio de quase 20 artistas, como Rodrigo Faro, Sophia Abrahão, Evaristo Costa e Gabigol, e nove empresas embaixadoras.

Ao todo, foram 660 contribuições, garantindo que 440 crianças tratadas em dez hospitais de todo o Brasil possam receber o Kit Dodói.

Essa campanha faz parte de um plano de ação da Abrale para beneficiar três mil crianças que estão internadas nos centros especializados de tratamento do câncer infantil.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em https://www.abrale.org.br/projeto-dodoi/

Sobre a ABRALE

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo