Brasil,

Pague Menos oferece Teste da Bochechinha em Fortaleza e torna acessível teste genético para recém-nascidos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Desenvolvido pela Mendelics/meuDNA, teste identifica precocemente mais de 320 doenças tratáveis e está sendo vendido em cinco farmácias da rede na capital cearense

Para reforçar seu pioneirismo no setor e se tornar cada vez mais um hub de saúde completo, a Pague Menos – primeira rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal – passa a oferecer o Teste da Bochechinha em cinco unidades de Fortaleza. O exame é indicado para recém-nascidos e crianças por ser capaz de identificar precocemente mais de 320 doenças graves, silenciosas e tratáveis, desenvolvidas na primeira infância. Com a iniciativa, o consumidor final terá acesso a uma tecnologia de ponta e contará com respaldo de profissionais qualificados para realizar a coleta do material genético nas próprias unidades da rede. A Pague Menos é a única rede de farmácias do país a oferecer o Teste da Bochechinha.

Desenvolvido após quatro anos de estudo pela Mendelics/meuDNA – o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado em exames diagnósticos genéticos – o teste chega pela primeira vez ao público por meio de uma grande rede de farmácias oferecendo o serviço. Ao todo no momento, 30 unidades da Pague Menos estão vendendo o exame, com a praticidade da coleta ocorrer nos consultórios farmacêuticos Clinic Farma.

Na capital cearense, o Teste da Bochechinha está disponível nas unidades: Av. Washington Soares, 85, Lojas 120/121; Av. Bezerra de Menezes, 2450, Loja 228; Av. Santos Dumont, 2484; Av. Senador Virgilio Távora, 1200; e Av. Desembargador Moreira, 1020. E além de Fortaleza, por enquanto outras cinco cidades já oferecem o teste também: Recife, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Realizada por um profissional que segue todos os protocolos de segurança, a coleta de DNA da bochechinha do bebê é muito rápida, simples e indolor. Com o uso de um kit SWAB, um cotonete especial é inserido na boca do pequeno paciente, fazendo uma raspagem na parte interna da sua bochecha para absorver a saliva que será analisada. Tudo isso em menos de um minuto e sem apresentar nenhum perigo para o bebê, ou necessidade de pedido médico. De maneira prática, o resultado da triagem sai em até 28 dias e pode ser acessado pela internet.

“Essa parceria é extremamente importante, pois nos permite tornar um teste genético acessível à população em nossa rede de farmácias, que tem uma alta capilaridade em todo o País.”, afirma Albery Dias, Diretor de Serviços Farmacêuticos da Pague Menos. “Todas as doenças que o Teste da Bochechinha da Mendelics detecta são tratáveis, e buscar o acompanhamento médico preventivo na primeira infância pode fazer toda a diferença. É possível mudar a vida de muitas famílias”.

Hoje, qualquer bebê que nasce no Brasil tem o direito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao teste do pezinho e à triagem neonatal, capaz de detectar até seis tipos de doenças. No entanto, com o Teste da Bochechinha e o sequenciamento do DNA da criança, além das enfermidades analisadas pelo exame do pezinho, e tantas outras imunodeficiências congênitas, é possível encontrar riscos a doenças tão diversas como fenilcetonúria, diabetes e surdez congênita até nos primeiros dias de vida.

Só nos últimos dois anos, já foram investidos mais de R$ 50 milhões para desenvolvimento e aprimoramento contínuo do teste, chegando a 320 doenças possíveis de identificar os riscos. “São patologias raras, mas do ponto de vista da família quanto antes se identificar os riscos, mais se ganha na luta contra o tempo, se surgir a enfermidade, dando uma qualidade de vida melhor para a criança e até mesmo salvando vidas”, conta David Schlesinger, CEO da Mendelics.

Após a realização do teste e o recebimento do seu resultado, caso seja identificado que a criança tem risco para alguma doença, é importante o acompanhamento de um médico geneticista para orientação sobre o futuro da saúde da criança e possíveis tratamentos. Todos os riscos que podem ser identificados pelo Teste da Bochechinha se referem a doenças tratáveis, algumas simples de tratar, como dieta restritiva, evitar situações de risco e mudanças no estilo de vida, até tratamentos mais complexos que envolvem acompanhamento multidisciplinar e uso de medicações específicas.

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, está presente em 327 municípios e conta com 1.105 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita o cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 806 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Sobre a Mendelics/meuDNA

A Mendelics é o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado no Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Foi criada em 2012, com a missão de tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que precisam. Com a maior estrutura laboratorial de sequenciamento da América Latina, mais de 80.000 amostras genômicas já realizadas, uma equipe de mais 140 colaboradores, com processos técnicos e analíticos pioneiros e com padrão de qualidade internacional, consolidou-se como referência em análises genéticas e único laboratório genômico latino-americano a obter as acreditações do CAP (Colégio Americano de Patologistas - #8671464) e INMETRO (NBR/ISO-15189). É reconhecida internacionalmente e premiado pelo MIT pelo desenvolvimento do Abracadabra®, plataforma exclusiva que usa inteligência artificial para tornar as análises genéticas mais precisas e eficientes. Desde sua fundação, segue desenvolvendo produtos inovadores na área da saúde, como o Teste da Bochechinha - capaz de identificar mais de 310 doenças da primeira infância - e o teste #PareCovid, capaz de diagnosticar a Codiv-19 em larga escala e custos acessíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar