Brasil,

Estima-se que 23 milhões de brasileiros sofram com algum transtorno mental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenice Cóstola
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ansiedade e depressão estão entre as doenças mais comuns e podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida

Janeiro Branco é o mês da conscientização sobre a saúde mental. De acordo com o Portal Fale Abertamente, no Brasil, estima-se que 23 milhões de pessoas sofrem de transtornos psiquiátricos, das quais, ao menos cinco milhões apresentam níveis moderados e graves dessas doenças.

A preservação da saúde mental é uma tarefa que requer a adoção de um estilo de vida saudável e consciente. Doenças como a ansiedade e a depressão podem ser originadas de uma rotina de estresse e pouca atenção aos sinais que o corpo dá. Por isso, é essencial que a saúde e bem-estar do indivíduo estejam em primeiro plano.

De acordo com o assessor médico do Grupo FQM e neurologista, Dr. Willians Lorenzatto, a depressão é uma doença que tem como característica uma sensação de tristeza profunda e crônica, com baixa autoestima, choro, angústia, sentimento de culpa e inutilidade, presença de pensamentos negativos constantes e perda no prazer das atividades cotidianas. Podem aparecer alterações do apetite, libido, distúrbios gastrointestinais, assim como desregulação do sono, fadiga, cansaço e dificuldade para se concentrar e perda de memória.

Já na ansiedade, há uma preocupação excessiva não controlada pelo indivíduo, falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes e sensação contínua de que algo ruim vai acontecer. Junto com a ansiedade, também podem surgir inquietação, nervosismo, fadiga, cansaço, além da dificuldade para se concentrar e alterações de sono. Entre os sintomas físicos estão a falta de ar, sudorese, a mão gelada, boca seca, tontura e náuseas, palpitações, dor no peito entre outras. “Temos de lembrar que as duas doenças costumam estar juntas e os sintomas podem estar associados”, alerta o especialista.

Observar a própria rotina e identificar os fatores que geram estresse é o ponto de partida para a busca de um psicológico saudável. Dessa forma, é possível evitar essas situações ou trabalhar para mudá-las. É muito importante que a pessoa saiba reconhecer as suas próprias limitações e compreender que é imperfeito. Assim, é possível levar a vida de forma leve e sem sentimento de culpa.

Realizar atividades que proporcionem momentos de prazer é essencial para um bom estado mental. Seja a prática de esportes, atividades artísticas, ou outros hobbies, como viagens, gastronomia ou leitura. O importante é que haja um momento de escape e um equilíbrio entre o trabalho, estudos e a vida pessoal.

“A ansiedade e a depressão são tratáveis e o objetivo é recuperar a qualidade de vida do paciente. Quando esses sintomas são muito intensos e frequentes, interferindo na atividade profissional e no convívio social, o médico deve ser procurado. Outro fator que deve ser observado para um atendimento mais precoce é a presença de ideação suicida”, orienta Dr. Lorenzatto.

Desde 2018, o Fale Abertamente é uma iniciativa da FQM que tem o intuito de promover informação a respeito de saúde mental. A ação conta com site e redes sociais que trazem esclarecimento sobre depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer.

Todas as informações compartilhadas em suas mídias são referenciadas por estudos e protocolos de entidades reconhecidas. Na plataforma, o usuário ainda encontra dicas de prevenção e tratamentos gratuitos ou populares. Seus conteúdos podem ser acessados por meio do site ou pelo Instagram.

Sobre a FQM

A FQM é uma empresa do setor farmacêutico que está presente no Brasil desde 1932. Possui amplo portfólio de produtos que abrange tanto os destinados à prescrição médica, por diversas especialidades, assim como OTC. Seus produtos se enquadram em importantes categorias do mercado: medicamentos, cosméticos, correlatos e suplementos alimentares.

A empresa tem como compromisso a busca constante por inovação visando atender com excelência às necessidades do mercado farmacêutico no país, o que reafirma a sua consciência pela saúde, autoestima e qualidade de vida de toda a população.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar