Brasil,

Hospital e Maternidade Santa Joana adquire Robô Da Vinci de última geração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Furtado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Referência no cuidado e dedicação à gestante e ao neonato, aquisição marca o início da atuação da Instituição em cirurgia robótica e destinada a procedimentos relacionados à saúde da mulher.

O Hospital e Maternidade Santa Joana, instituição que investe continuamente em tecnologia hospitalar e infraestrutura, acaba de firmar contrato com a representante nacional da empresa americana Intuitive para aquisição de um robô cirurgião Da Vinci Xi, modelo de útima geração. O início da operação, prevista para o primeiro trimestre de 2021, representa um grande avanço para os procedimentos cirúrgicos na instituição.

Com a aquisição do modelo avançado, o Santa Joana contará tanto com o simulador externo quanto com o simulador interno que vem acoplado ao robô. Essa tecnologia ficará disponível no Centro de Simulação Realística, espaço de treinamento que o Hospital já possui, onde os colaboradores e médicos aprendem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas.

O procedimento é realizado por meio de técnicas minimamente invasivas, auxiliando na realização de cirurgias, principalmente as de alta complexidade. Para as pacientes, essa opção de operação reduz os riscos de sangramento e o tempo de internação, podendo minimizar a dor da paciente em alguns casos e também ajudar no pós-operatório. Já para os cirúrgiões, a tecnologia permiter maior mobilidade e visão mais apurada, além de proporcionar maior conforto durante o procedimento devido a sua ergonomia.

Uma das principais vantagens do Robô Da Vinci Xi é possuir a Cirúrgica Integrada (Integrated Table Motion), por meio da qual é possível reposicionar a paciente sem a necessidade de parar o procedimento. O robô cirúrgico possui quatro 'braços', sendo que um fica com a câmera e os outros três realizam o trabalho efetivamente. A imagem captada aparece em 3D para o cirurgião, que pode ampliá-la em até 15 vezes. Essa alta resolução permite ao médico ter uma visão cristalina das estruturas na qual está trabalhando ao longo de toda a operação. O equipamento possibilita, ainda, mais flexibilidade nos movimentos de rotação do pulso do cirurgião, que pela anatomia do ser humano não seria possível realizar.

Dentre os muito procedimentos ginecológicos que poderão ser beneficiados no Hospital e Maternidade Santa Joana com a chegada dessa tecnologia estão as cirurgias de alta complexidade, além da endometriose, que acomete em torno de 10% a 15% das mulheres brasileiras, segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose. Embora a endometriose seja considerada uma doença crônica, os tratamentos com cirurgia ou medicamentos específicos podem permitir uma melhor qualidade de vida às portadoras da doença.

Enquanto aguarda a chegada do robô-cirurgião, o Hospital e Maternidade Santa Joana vem capacitando seu corpo clínico. Para se tornar um cirurgião habilitado à tecnologia, o médico precisa passar por um treinamento teórico e avaliação, atingir metas mundialmente pré-estabelecidas em simuladores - similar ao treinamento de pilotos de avião - e ainda realizar uma prova prática nos centros de treinamento habilitado.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana:

O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, além de oferecer serviços de alta complexidade para gestações de risco. Referência internacional no atendimento de prematuros de alta complexidade no Brasil, com UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos. Além disso, conta com outros quatro protocolos de atendimento voltados para nascimentos pré-termo em suas UTIs Neonatais, dentre eles cirúrgico, cardíaco, prematuro extremo e longa permanência, e UTI Adulto - todas equipadas com o que há de mais avançado no segmento. O Santa Joana também oferece serviços de Medicina Fetal, Centros de Endometriose e Imunização. A Instituição investe continuamente em tecnologia hospitalar e infraestrutura, e é acreditada pela Joint Commission International (JCI) - uma das mais importantes certificações hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar