Brasil,

Software de gestão aprimora segurança de informações de pacientes SUS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Batista
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Desde 2019, o Hospital Universitário Cajuru passou a adotar o sistema Tasy que aperfeiçoou a gestão hospitalar e o atendimento ao público

No ano de 2020 o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 30 anos de criação. Com um atendimento direcionado a cerca de 70% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, aprimorar os fluxos internos para o atendimento aos pacientes necessita de um acompanhamento da evolução tecnológica. A gestão hospitalar é uma das vias para melhorar o atendimento. Com isso, desde 2019, o Hospital Universitário Cajuru (HUC), de Curitiba, passou a utilizar software de gestão que aprimora os fluxos de informação e traz segurança aos pacientes. Após um ano de uso, os benefícios representam eficiência e qualidade assistencial.

Assim como hospitais da rede privada de saúde, o HUC, que é um dos principais hospitais que atende 100% SUS na capital paranaense, passou a utilizar o sistema Tasy. A utilização para um hospital que atende a rede pública tem ganhos no compartilhamento de informações e serviços e na segurança para o paciente.

Conforme explica o gerente médico do HUC, dr. José Augusto Ribas Fortes, a qualidade do atendimento é aprimorada para o público SUS com a adoção de um software de gestão hospitalar. Isso coloca o hospital em um patamar elevado de serviços. “O nível de atendimento, de integração das equipes hospitalares e a segurança na troca de informações é semelhante ao que podemos encontrar em hospitais particulares”, afirma.

Serviços mais precisos

O gestor de Tecnologia da Informação (TI) da área de Saúde do Grupo Marista, Laercio Loureiro, explica que, na prática, as equipes de saúde têm acesso, com mais agilidade, à evolução de quadro clínico, prontuário e prescrição de medicamentos para pacientes. “Conseguimos ter riqueza e profundidade de informações para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, sempre com detalhamento sobre a situação de cada paciente. É diferente de uma situação de uso de prontuário manual, em que há mais possibilidade de dispersão de informações”, afirma.

Outro avanço verificado é na gestão financeira. Segundo o gerente médico do hospital, quando se trata de um hospital que atende pelo SUS, como é o HUC, ter essa gestão aprimorada é um ganho em responsabilidade social. “O controle financeiro e a aplicação de recursos tornam-se mais assertivos”, explica.

Esse cenário soma-se à agilidade em processos internos do hospital, como a alocação de materiais e salas para procedimentos, além do ganho que os profissionais de saúde têm na rotina de trabalho. “Todas as equipes de saúde têm um ambiente de troca de informações mais seguro e podem se manter atualizados nas práticas que estão mais avançadas no mercado de gestão”, afirma o gestor de TI.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar