Brasil,

Especialista aponta 3 fatores que comprovam a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eric Fujita
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Susanne Andrade, expert em desenvolvimento humano e autora do best-seller

"O poder da simplicidade do mundo ágil", destaca que no atual momento é fundamental possuir habilidades emocionais

Susanne Andrade pontua que a inteligência emocional é essencial para ajudar a se destacar frente aos desafios que o mercado de trabalho pode proporcionar. Crédito: Divulgação

Na era da inteligência artificial, desenvolver o aspecto emocional pode ser um fator decisivo na carreira de muitos profissionais. As máquinas já dão conta hoje e assumirão cada vez mais os afazeres técnicos, repetitivos e automáticos. Cabe ao colaborador focar no que é "ser" humano no mundo do trabalho.

Hoje, para garantir um espaço no mercado, não basta acumular experiências e qualificações profissionais, cursos especializados, MBAs e proficiência em idiomas, pois o ambiente laboral traz um desafio ainda maior: lidar com gente.

O ambiente corporativo agrupa pessoas cada vez mais diferentes umas das outras. São indivíduos com pensamentos, costumes e posturas distintas que convivem entre si diariamente num ambiente de trabalho, sem contar com os costumeiros obstáculos no cotidiano, como metas a cumprir e prazos apertados.

Diante deste cenário, Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano e autora do best-seller "O poder da simplicidade do mundo ágil", pontua a importância de os profissionais desenvolverem a inteligência emocional. Para ela, essa habilidade é essencial para ajudar a se destacar frente aos desafios que o mercado de trabalho pode proporcionar.

Para entender a importância da inteligência emocional no âmbito corporativo, Susanne aponta 3 fatores que fazem desta soft skills uma das mais valorizadas entre os empregadores.

1 - Equilíbrio

Habilidades emocionais são reconhecidas apenas em momentos específicos de estresse, passíveis de acontecer com muita frequência dependendo da área de atuação do profissional, principalmente quando são observados e avaliados diariamente. Susanne destaca que, nestes momentos, os profissionais tendem a entrar em conflito justamente por não saberem como lidar em determinada situação e o pensamento racional acaba ficando de lado.

A especialista explica que isso acontece porque o lado emocional do cérebro funciona mais rapidamente do que o lado racional. "É preciso manter o equilíbrio para lidar com os sentimentos de maneira positiva, pois é o que vai definir as atitudes e os resultados alcançados", sugere.

2 - Autoconhecimento

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Mais do que nunca, numa sociedade onde o empoderamento das pessoas é cada vez mais premente, esse tipo de habilidade torna-se uma importante soft skill desse novo mundo, já que a máquina já desempenha muitas atividades.

"O diferencial está justamente no profissional desenvolver a capacidade de conseguir lidar com as emoções causadas por questões externas, além de aprender a compreender os sentimentos e comportamentos do outro", destaca a especialista.

3 - Protagonismo

A inteligência emocional é desenvolvida à proporção em que se assume o protagonismo das ações, sejam elas profissionais ou pessoais. Para alcançar esse tipo de importância, é preciso interiorizar o que Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elencou como os cinco pilares da inteligência emocional: conhecer as próprias emoções; controlá-las; desenvolver a automotivação; ter empatia e se colocar no lugar do outro; e saber se relacionar interpessoalmente.

"Ao desenvolver cada uma dessas recomendações, os resultados positivos começam a aparecer e a vida profissional passa a fluir com mais tranquilidade", completa.

Sobre Susanne Andrade: É autora dos best-sellers "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil", "O Segredo do Sucesso é Ser Humano", e do livro digital "A Magia da Simplicidade". É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É Head de Soft Skills na NL Pro, e sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil Comportamental". Também atua como voluntária no Grathi e é colunista no portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano 4.0.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar