Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lip balm pode contribuir para o ressecamento dos lábios durante o inverno

Lip balm pode contribuir para o ressecamento dos lábios durante o inverno

Produtos comumente utilizados para combater a desidratação dos lábios causada pelas baixas temperaturas podem comprometer ainda mais a saúde da região devido à presença de fragrâncias e outros componentes irritantes em sua fórmula.

Com a chegada do inverno, as temperaturas diminuem e o ar fica mais seco. Como resultado, os lábios tornam-se mais ressecados, apresentando coceira e rachaduras. “Os lábios não têm a mesma concentração de glândulas sebáceas que a pele facial e são constantemente expostos a fatores ambientais, como o clima frio, ou ainda a hábito de lamber os lábios e o uso cosméticos. Todos esses fatores podem ressecar a barreira da pele, causando irritação, inflamação e descamação", diz dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A solução para esse problema é apostar na hidratação diária dos lábios através do uso dos lip balms. Porém, o que poucos sabem é que esses bálsamos hidratantes podem, em alguns casos, contribuir para o ressecamento dos lábios.

Na verdade, não é o lip balm em si que pode causar o ressecamento dos seus lábios, mas sim a presença de ingredientes irritantes em sua composição. “A maior parte dos hidratantes labiais disponíveis no mercado são formulados com fragrâncias para tornar o cheiro do produto agradável. Mas essas substâncias podem causar desidratação e prejudicar a barreira de proteção da pele, agravando ainda mais o ressecamento e irritação da região”, destaca a médica. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, as fragrâncias figuram entre uma das principais causadoras de alergias na pele, conhecidas como dermatite de contato.

Além das fragrâncias, outros ingredientes comumente utilizados nos bálsamos labiais hidratantes também podem causar alergias, como o mentol e a cânfora. “O mentol e a cânfora são comumente incluídos nos lip balms por conferirem uma sensação refrescante no local que dá aos consumidores a ilusão de que o produto está beneficiando os lábios, quando, na verdade, o efeito é o oposto, levando ao surgimento de irritações”, explica a especialista. Apesar de menos comum, outro ingrediente que pode ser encontrado nas fórmulas dos hidratantes labiais é o fenol, que, além de atuar como conservante, também confere um efeito preenchedor, mas é extremamente irritante.

Logo, o ideal é evitar o uso de produtos com esses componentes na fórmula. “O recomendado é sempre preferir produtos livres de fragrâncias ou sem perfume, o que, geralmente, é indicado no rótulo. Optar por produtos mais naturais e menos sintéticos também é uma boa medida. Para quem já sabe que possui alergia às fragrâncias, o melhor é investir em um hidratante hipoalergênico”, aconselha a dermatologista. Além disso, fique atento à lista de ingredientes dos produtos para identificar a presença de outros potenciais irritantes, como o mentol, a cânfora e o fenol. “Alguns ingredientes podem ser mais difíceis de serem identificados, pois a nomenclatura das substâncias no rótulo segue uma série de regras específicas adotadas mundialmente chamadas de INCI Name (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients). Mas certos ingredientes são mais fáceis de serem entendidos, como o mentol e a cânfora, que aparecem na lista de ingredientes como Menthol e Camphor.”

Porém, caso você esteja sofrendo com o ressecamento e irritação dos lábios e o uso do lip balm não esteja ajudando, o ideal é dar uma pausa na utilização do produto para verificar se o hidratante está contribuindo para o problema e, se for o caso, substituí-lo. “A necessidade de aplicar constantemente o lip balm é um bom indício de que o produto, além de não estar ajudando, está provocando maior ressecamento da região”, ressalta a médica. “Se o problema continuar mesmo com a substituição do produto, o ideal é consultar um dermatologista. São várias as causas do ressecamento e irritação na região e apenas o médico especializado poderá realizar exames para identificar o que está causando o problema e assim prescrever o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo