Brasil,

Estudo inédito reúne dados sobre SARS-CoV-2 na Baixada Santista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com base nas informações coletadas, a velocidade de transmissão do vírus na região é superior à de todas as outras regiões que fizeram levantamentos semelhantes

Um levantamento desenvolvido na região metropolitana da Baixada Santista reuniu dados sobre a incidência do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Realizado pelo Governo Estadual de São Paulo em parceria com a Unifesp e outras instituições, o estudo EPICOBS (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista) foi realizado de 29 de abril a 20 de junho, com resultados que reforçam a recomendação de manter o isolamento social e o uso de máscara.

Além de ser inédito no estado de São Paulo, o EPICOBS é apenas o segundo estudo de base populacional para pesquisa de infecção por SARS-CoV-2 realizado no Brasil.

O estudo buscou estimar o percentual da população da Baixada com anticorpos para o SARS-CoV-2, determinar o aumento do número de infectados ao longo do tempo, obter cálculos mais precisos da letalidade do vírus e avaliar quão bem informada a população está sobre os riscos de transmissão e as medidas de isolamento.

Para atingir esses objetivos, o estudo EPICOBS realizou 2.442 testes nos 9 municípios da região (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga e Mongaguá) ao longo de 2 meses, com intervalos de 15 dias. A seleção dos cidadãos foi definida por sorteio e as coletas foram realizadas em domicílio.

Do universo de amostras coletadas, 160 foram positivos para a presença de anticorpos do novo coronavírus. Os cálculos sugerem que, para cada caso notificado Baixada Santista, há outros 7 não notificados, representando aproximadamente 1 infectado para cada 15 habitantes da região.

Resultados alarmantes

Os dados indicam que 6,6% da população entrou em contato com o SARS-CoV-2. Fazendo o cálculo para o total de habitantes da região, chegou-se à estimativa de 120.904 portadores do vírus.

Além disso, o estudo chegou a dois percentuais para estimar a proporção de óbitos causados pelo novo coronavírus na Baixada. Baseando-se nos casos notificados (18.521) e no total de óbitos (812), a letalidade é de 4,5%. Já com o total estimado de casos (120.904), a taxa de mortandade cai em 0,7%, usando o mesmo número de 812 mortes.

Essas e outras informações encontradas pelo estudo levam à conclusão de que a prevalência do SARS-CoV-2 está em ascensão na Baixada Santista e que a velocidade de disseminação da infecção na Baixada Santista é mais acelerada do que todos os estudos semelhantes no mundo.

Com isso, os realizadores do estudo recomendam à população continuar praticando isolamento social e usando máscara fora de casa para combater a pandemia.

O estudo EPICOBS é realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos e reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da região, com apoio da Associação Comercial de Santos. A compra dos testes rápidos utilizados na amostragem foi financiada pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar