Tenho Doença Inflamatória Intestinal. Devo me preocupar com o coronavírus?
A resposta é sim! O alerta é do GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) que desde o início da pandemia e, consequentemente, com o agravamento dos casos de coronavírus no Brasil, tem alertado sobre a situação de risco enfrentada por pacientes acometidos com DII (Doença Inflamatória Intestinal), portadores da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa.
Essas pessoas são grupo de risco potencialmente maior para a infecção e complicações pelo novo coronavírus porque fazem uso de medicamentos que interferem direta ou indiretamente na defesa contra infecções gerais, incluindo o novo coronavírus. Dessa forma, o quadro de gravidade em caso de infecção é muito mais agudo. “Pacientes com DII devem tomar muito cuidado. As orientações são as mesmas para todos, como higienização adequada, isolamento social, uso de máscara e evitar aglomerações. Estamos diante de uma doença que a ciência ainda busca muitas respostas, porém sabemos que pacientes que sofrem com a Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa são grupo de risco e devem redobrar a atenção sempre”, alerta o médico Dr. Rogério Saad-Hossne, presidente do GEDIIB.
PORTAL DE ORIENTAÇÃO
Para orientar de forma correta sobre os perigos do coronavírus para portadores das doenças, o GEDIIB criou um portal interativo desenvolvido exclusivamente para eles. A ferramenta disponível no endereço https://diicovid.com.br/ tem o principal objetivo de repassar informações atualizadas, embasadas e precisas fornecendo, ainda, recomendações específicas levando em conta a idade, o tipo de medicação utilizada para o tratamento da Doença Inflamatória Intestinal e outros fatores. Essas informações são lançadas pelo próprio paciente no site e, ao final do processo, as orientações médicas são informadas ao interessado.
O DiiCovid foi elaborado pelo Comitê Covid-19 do GEDIIB, que reúne profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas, e é fundamentado em trabalhos e publicações internacionais sobre o assunto. O questionário proposto ao paciente se baseia, ainda, nas características individuais, outras doenças associadas e cirurgias prévias.
REDE DE INFORMAÇÕES
Diariamente, o GEDIIB divulga no seu site, https://gediib.org.br/, informações aos pacientes e aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no tratamento de DII. Trata-se de uma rede de informações multidisciplinar de divulgação de estudos, orientações gerais, vídeos, palestras e webinar, permitindo a atualização constante sobre o coronavírus, principalmente no que diz respeito ao manejo desse tipo de paciente. Os materiais são gratuitos.
A DII NO BRASIL
No Brasil, a estimativa, segundo o DATASUS, é de que pelo menos 163 mil pessoas tenham o diagnóstico de DII. Essas doenças são crônicas, de caráter progressivo e recorrente que afetam o sistema gastrointestinal. Diarreia, dor abdominal, febre e sangue nas fezes são alguns dos sintomas relacionados à DII.
Sobre o GEDIIB
O GEDIIB é uma entidade médica sem fins lucrativos, com o objetivo de buscar, aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII). Fundado há 15 anos, o grupo segue ampliando sua atuação, sempre com o intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DII.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19

Adicionar comentário