SEGS Portal Nacional

Saúde

Qual exame para detectar o coronavirus é o mais confiável?

  • Sexta, 24 Abril 2020 12:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista destaca que cada exame tem um objetivo, um período certo para ser feito e uma taxa de confiabilidade

O Brasil vai receber mais de 500 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus, mas a população ainda tem muitas dúvidas sobre eles. Os tipos de testes disponíveis são RT-PCR, testes rápidos ou sorológicos nos métodos ELISA e Quimioluminescência. Além disso, ainda há a possibilidade de se escolher entre anticorpos do tipo IgA, IgM e IgG. Ou seja, cada um tem um padrão, vantagem e desvantagens. A especialista, cientista chefe do laboratório e clínica Lach, Joana Bion, explica as diferenças de cada um deles e período em que deve ser realizado.

O PCR-Pesquisa para covid é o teste que pesquisa a carga viral presente no organismo do paciente. Por ser um teste molecular, ele detecta o material genético do vírus em apenas uma amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada por cotonete chamado SWAB. O exame vai dizer se o vírus está presente na amostra. Mas ele é preciso se realizado no período adequado (até 10 dias do contato com vírus e aproximadamente 3 dias de sintomas). Em alguns casos, se existe suspeita clínica persistente, ainda sim é aconselhado realizar a pesquisa em 3 amostras coletadas em dias diferentes a fim de aumentar a janela de possível detecção.

Lembrando que este teste tem um limite de carga viral para que possa detectar a presença do RNA viral. Logo, se houver contaminação, mas a carga viral estiver baixa, o teste pode voltar negativo. Por este motivo, existe a complementação que pode ser feita com mais dois swabs igualmente coletados em dias subsequentes e/ou o uso da pesquisa dos anticorpos.

A pesquisa dos anticorpos pode ser feita nos métodos acima citados sendo que o ELISA é o mais sensível e também mais específico, sendo os estudos até agora é o teste rápido apesar de ser o teste de execução mais simples é o menos sensível/específico deles.

Dos anticorpos disponíveis, o IgA é o primeiro a aparecer, logo nos primeiros dias de sintomas e permanece por aproximadamente 15 dias e, em seguida, com aproximadamente 5 dias de sintomas aparece os anticorpos tipo IgM e por último e/ou juntamente ao IgM aparece o IgG que permanece positivo por tempo indeterminado e é o anticorpo de memória imunológica, o mesmo que aparece quando se toma alguma vacina. Por isso, é tido como o anticorpo que garante imunidade.

Para quem é indicado – para quem está no início dos sintomas.

Os testes rápidos não detectam o coronavírus, mas sim os anticorpos, substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combatê-lo. O objetivo do teste é identificar os dois tipos de anticorpos – o IgM (imunoglobulina M), que indicam contato recente (após 5 dias de sintomas), infecção aguda, presente no momento da realização do exame e o IgG, indicadores de contato pouco mais antigo e imunidade. É um teste fácil de fazer, pode ser realizado em hospitais e oferece resultado em cerca de 15 minutos a partir da coleta de apenas uma gota de sangue. Têm 98% de acerto para os casos positivos e 30% de erro para os casos negativos.

Período em que deve ser realizado - só pode ser feito após sete dias do aparecimento dos sintomas, antes disso a sensibilidade é de apenas 30% e existe grande risco do falso negativo.

Desvantagens – o elevado percentual de falsos negativos.

Para quem é indicado – Para quem deseja saber se já está imune, como por exemplo, profissionais da saúde, cuidadores de idosos.

Os sorológicos são testes que buscam os anticorpos no plasma. “No laboratório e clínica Lach, este exame é feito com a medição dos níveis de IgA (carga viral que aparece somente nos primeiros dias do sintoma) e IgG (que identifica que a doença foi debelada e o corpo desenvolveu imunidade – a partir de 10 dias dos primeiros sintomas). A confiabilidade é de quase 100%, portanto, considerado o mais preciso dos exames”, explica a especialista, cientista chefe do laboratório e clínica Lach, Joana Bion.

Período em que deve ser realizado – Pode ser feito em qualquer período e vai identificar se a doença está no início, está no estágio de pico ou se a pessoa já teve e está imune.

Desvantagens - são mais precisos do que os testes rápidos, mas exige que o laboratório seja completamente automatizado.

Para quem são indicados – Para qualquer paciente.

Lembramos que os títulos de anticorpos não são estáticos e podem subir. Assim, um teste considerado negativo por ter baixos títulos pode significar positivação em andamento, e, neste caso, é imprescindível que o médico assistente correlacione os resultados com a clínica do paciente e, se for o caso, que novos testes de acompanhamento sorológicos possam ser feitos na sequência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Dez 08, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: 16 fatos essenciais que todo…

Dez 08, 2025 Saúde

Tratamento remoto para obesidade amplia acesso à saúde…

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version