Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Higiene dos alimentos é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos como o Coronavírus

Higiene dos alimentos é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos como o Coronavírus

Em tempos de Covid-19, limpeza e armazenamento correto dos alimentos são imprescindíveis para evitar a transmissão de vírus e bactérias causadores de patologias.

Além das medidas básicas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, nesse período de pandemia do novo Coronavírus é fundamental investirmos na adoção de uma alimentação saudável e balanceada. Isso porque, de acordo com Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e médico voluntário no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 no Hospital São Paulo, a alimentação está ligada à manutenção do sistema imunológico e pessoas com sistema imunológico mais forte são capazes de enfrentar o vírus causador do Covid-19 com maior destreza. “Por isso, devemos consumir alimentos ricos em nutrientes que potencializem o sistema imunológico, como leite e derivados, que são ricos em Cálcio, frutas cítricas, devido à Vitamina C, e cenoura e batata-doce, que possuem altas concentrações de Vitamina A”, afirma o médico. “Além disso, você pode apostar na suplementação de ativos como Vitamina C, Bio-Arct e Betamune SC 70, que também fortalecem a imunidade”, acrescenta a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Porém, antes de consumir os alimentos, é importante saber como higienizá-los corretamente para evitar a proliferação e sobrevivência de vírus e bactérias, incluindo o Coronavírus, que podem estar presentes na superfície.

Segundo a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), todos os alimentos in natura, como frutas, hortaliças e vegetais em geral, devem ser corretamente higienizados antes de serem guardados na geladeira para evitar a contaminação por microrganismos prejudiciais. “A melhor maneira de fazer isso é, após remover raízes e partes estragadas, deixar os alimentos de molho em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio para um litro de água”, recomenda a médica. “O ideal é deixar as frutas, legumes e verduras mergulhados nessa solução por cerca de 15 minutos e, em seguida, repetir o processo em uma bacia com água limpa. Por fim, enxague tudo em água corrente e seque os alimentos com uma toalha de papel antes de armazená-los.”

E não são apenas os alimentos que devem ser higienizados. “Utensílios de cozinha, como talheres, e superfícies onde os alimentos são preparados também podem ser fontes de contaminação e, por isso, devem ser higienizados”, alerta a Dra. Beatriz. Logo, recomenda-se que você lave tudo com água e sabão. “Além disso, você pode também mergulhar os utensílios de cozinha em água fervente por 15 minutos e higienizar as superfícies de preparo do alimento com um pano embebido em álcool 70%.”

Além da higienização, nesse período de quarentena, é fundamental também sabermos como armazenar os alimentos, afinal, estamos saindo menos de casa para ir ao mercado e não queremos que a comida estrague. Por isso, o ideal é que você mantenha o alimento bem refrigerado, dê preferência em uma temperatura menor do que 5ºC. “Bactérias e vírus podem se multiplicar rapidamente em alimentos que ficam expostos à temperatura ambiente, aumentando o risco de desencadear doenças”, alerta a Dra. Beatriz Lassance.

Vale lembrar ainda que as sobras de comida não devem ser armazenadas por mais de 3 dias na geladeira. Logo, caso você não pretenda consumir os alimentos que preparou tão cedo, o ideal é congelá-los para evitar a proliferação de microrganismos danosos. “O congelamento é uma grande técnica para a conservação de alimentos, mas possui regras técnicas e prazos de validade que devem ser conhecidos e respeitados para evitar riscos à saúde”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. De acordo com a médica, o tempo de validade varia dependendo do tipo da técnica de congelamento e do alimento congelado, mas, no geral, pode-se manter os alimentos no freezer por um período de 3 a 12 meses. “Mas fique tranquilo quanto à qualidade dos seus alimentos, pois evidências científicas sugerem que congelar o alimento pode preservar seu valor nutricional”, diz a Dra. Marcella. “Na verdade, produtos congelados podem até mesmo conter níveis mais elevados de certos nutrientes do que os alimentos frescos. Isso porque os vegetais congelados mantêm as características nutrológicas do momento em que foram congelados, enquanto alimentos frescos podem perder nutrientes conforme os dias passam.”

Porém, é importante ressaltar que o descongelamento deve ser realizado de maneira adequada para não causar perda de nutrientes. Isto é, colocar o alimento na geladeira 24h antes do consumo para que descongele lentamente ou usar a função descongelar do micro-ondas. “Lembre-se que, após descongelado, o alimento não deve ficar fora da geladeira ou ser congelado novamente. De preferência, consuma-o imediatamente”, sugere a Dra. Marcella Garcez. Por fim, a nutróloga ressalta que alguns alimentos não devem ser congelados para não perderem o sabor, a textura e as propriedades nutricionais. “Entre os alimentos que não devem ser congelados estão os vegetais e frutas ricos em água, como melancia, pepino, batatas, maçãs. Caso queira congelá-los, o ideal é cozinhá-los antes para que não percam suas características”, finaliza.

FONTES:

DRA. MARCELLA GARCEZ - Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. CRM-PR 12559 e RQE 16019.

MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS