COVID-19: qual é a diferença entre quarentena e isolamento?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sherlock Communications - Fabiana
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Impedir a propagação do vírus que causa a COVID-19 é essencial para retardar a pandemia. Pessoas com sintomas ou suspeitas, ou exposição conhecida ao vírus devem praticar auto-quarentena ou auto-isolamento. Mas, o que os termos significam e o que você deve fazer?

Dr. Clayton T. Cowl, pneumologista e presidente da Divisão de Medicina Preventiva, Ocupacional e Aeroespacial da Mayo Clinic, diz que os termos são diferentes, e as pessoas devem saber qual é a melhor opção para sua situação.

"Os termos 'quarentena' e 'isolamento' se referem ao ato de separar uma pessoa com uma doença das outras pessoas", diz o Dr. Cowl. "Mas os termos são diferentes. A quarentena é usada para alguém que não apresenta sintomas e o isolamento é usado quando alguém tem a doença confirmada. O isolamento é tipicamente mais agudo que a quarentena".

Assista: Dr. Cowl discute a diferença entre os termos quarentena e isolamento. (em inglês)

Jornalistas: frases de impacto com qualidade de transmissão com o Dr. Cowl (em inglês) estão nos downloads no final da publicação. Por favor, cortesia "Dr. Clayton T. Cowl/Medicina Preventiva, Ocupacional e Aeroespacial/Mayo Clinic".

Quarentena

"Quarentena é quando pegamos alguém que é completamente assintomático e mantemos essa pessoa afastada das outras caso possam desenvolver a doença", diz o Dr. Cowl. "Geralmente, existem algumas razões pelas quais fazemos isso. Em outras palavras, essa pessoa viajou para uma área com uma prevalência muito alta de uma doença ou condição".

Cowl diz que a quarentena também é adequada para alguém que esteve perto de alguém com exposição conhecida.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, por sua sigla em inglês) nos Estados Unidos afirma que as pessoas devem ficar em quarentena por 14 dias a partir do momento da exposição, caso tenham viajado para áreas geográficas onde há um grande número de casos do COVID-19.

Enquanto em quarentena, o Dr. Cowl sugere que as pessoas realizem ações que incluem:

Manter-se a uma distância de pelo menos 2 m (6 pés) de outras pessoas na casa.
Se possível, fique em um compartimento separado.
Lave as mãos regularmente com água e sabão. Se isso não for possível, use desinfetante para as mãos ou lenços desinfetantes.
Lave as superfícies da casa regularmente.
Evite tocar seu rosto.
Monitore diariamente sintomas como febre, tosse e falta de ar.
Se os sintomas se desenvolverem, ligue para o seu médico ou hospital local para saber se você deve fazer o teste para a COVID-19.

Isolação

"Quarentena é diferente de isolamento", diz o Dr. Cowl. "O isolamento é quando pegamos alguém que testou positivo para a doença e mantemos essa pessoa longe de todos os outros. Se você estiver isolado e estiver em casa, você deve ficar isolado dos membros da sua família o máximo possível. Se você tiver acesso a uma máscara cirúrgica básica, deve usar esse tipo de equipamento de proteção individual."

"Às vezes você pode não ter outros compartimentos nos quais os membros da sua família possam se isolar, mas se puder, mantenha uma distância de 2 m (6 pés)", diz Cowl. "Não respire próximo do rosto deles. Se for um parceiro ou cônjuge, eles não devem dormir juntos na mesma cama durante um período de isolamento até serem retirados desse período de isolamento".

"Lembre-se, ele é espalhado por gotículas; portanto, se você lavar as mãos antes de entrar e sair, provavelmente minimizará a maior parte da oportunidade do vírus se espalhar".

Durante a isolação, o Dr. Cowl sugere que as pessoas realizem ações que incluem:

Fique em um quarto separado. Se isso não for possível, mantenha um espaço de pelo menos 2 m (6 pés) de distância.
Use uma máscara quando estiver no mesmo compartimento que as outras pessoas.
Use uma máscara quando alguém entregar a você comida ou outras necessidades.
Lave as mãos após interagir com outras pessoas. Use água e sabão. Se isso não for possível, use desinfetante para as mãos ou lenços desinfetantes.
Limpe superfícies como maçanetas, celulares, bancadas e outras áreas tocadas.

Veja o site do CDC e o site da Organização Mundial da Saúde para atualizações adicionais sobre a COVID-19.

Para mais informações e toda a nossa cobertura sobre a COVID-19, acesse a Rede de Notícias da Mayo Clinic e mayoclinic.org.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic e acesse Por Dentro da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.

Contato de mídia:

Sharon Theimer, Relações Institucionais da Mayo Clinic,507-284-5005,