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Clínicas e consultórios médicos aceleram transformação digital durante a quarentena

Assim como o mercado de restaurantes precisou migrar para o delivery, o teleatendimento pode se consolidar como grande tendência neste segmento

Após a superação do estado de choque causado tanto pelas tristes notícias sobre o número de pessoas infectadas e mortas ao redor do mundo, quanto pelo confinamento imposto como proteção à pandemia do coronavírus, os empreendedores começam a reagir. Neste sentido, a primeira iniciativa é buscar alternativas para amenizar o rombo no caixa que certamente acontecerá entre as pequenas e médias empresas, principalmente aquelas que trabalham com públicos, caso de bares, restaurantes e clínicas médicas, entre outras.

Sem dúvida que a hora é de avaliar os custos, analisar as despesas fixas e abusar da criatividade em busca de sanar a necessidade de gerar receita diante de um novo e desafiador cenário.

Para o sócio da DOC Concierge, empresa especializada em soluções financeiras para a classe médica, Renato Marques, a tendência é que no mercado das clínicas e consultórios estas condições levem à aceleração do uso de telemedicina ou teleatendimento. Segundo ele, este modelo de negócios já estava começando a despontar no setor como um caminho interessante para esses profissionais no futuro. Os psicólogos, por exemplo, já estão familiarizados com a ferramenta, mas com a impossibilidade de os clientes irem até os estabelecimentos para seus tradicionais encontros com os médicos, ela acabará se tornando a primeira opção também para a maioria das clínicas e consultórios de outras especialidades nos próximos meses.

“Assim como o mercado de restaurantes precisou se adaptar e basear sua operação no sistema delivery, os empreendimentos médicos terão que investir no atendimento remoto com base tecnológica para atravessar esse momento crítico”, diz.

Marques alerta, no entanto, para a necessidade de obedecer totalmente às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão que regulamenta este tipo de atuação e que costuma ser muito rígido já que existe uma preocupação de que o teleatendimento seja usado em aplicações nas quais ele não é indicado.

“Não são todas as situações que permitem o uso do teleatendimento. Em alguns casos, a presença física é indispensável. Mas mesmo nos casos em que ele se aplica, é preciso seguir todas as recomendações para alcançar os melhores resultados”, afirma.

Além da opção pelo teleatendimento, as clínicas precisarão revisitar todos os custos e despesas recorrentes o mais rápido possível, pois a receita, com certeza, não será a mesma.

A reestruturação financeira passará por ações como o aproveitamento de todas as ofertas de socorro oferecidas pelo governo. Uma delas, por exemplo, é o adiamento do pagamento do Simples Nacional (para empresas que usam este modelo tributário). O fisco permitirá que as parcelas de abril, maio e junho sejam pagas somente em outubro, novembro e dezembro como forma de ampliar o prazo de recuperação para as empresas. O mesmo pode acontecer com o Imposto de Renda (IR) pois o governo, embora ainda não tenha confirmado, já sinalizou com a possibilidade de adiar o prazo aumentando o fôlego para aqueles que pagam este imposto. Existe ainda a possibilidade de um adiamento nos depósitos do FGTS dos funcionários. Os maiores bancos do país também estão anunciando condições especiais para adiar o pagamento de compromissos.

“Tudo isso ajudará a atravessar este período, mas o empreendedor médico não pode esquecer que não se trata de anistia e sim de adiamento. Então significa que ele terá que pagar estes valores e precisa se preparar para isso”, diz.

No entendimento do especialista, a crise servirá também para um grande aprendizado no que se refere a finanças pessoais e corporativas. Dados de mercado dão conta que, até o mês passado, cerca de 90% das empresas de pequeno porte tinham capital de giro para seu dia a dia, mas não um colchão de liquidez para se proteger. Essa situação se repete no que se refere à relação entre receita e gastos pessoais.

“Será uma oportunidade para os empresários e as pessoas físicas avaliarem seus gastos e perceberem aquilo que realmente precisam e o que investiam sem ter tanta necessidade no passado. Além disso, esse grande susto ensinará sobre o benefício de um comportamento mais precavido quando as coisas estão indo bem. Imprevistos sempre acontecem. Seja uma pandemia ou um simples acidente pessoal, mas para os dois casos é preciso estar preparado”, conclui.



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