Brasil,

Cientistas indicam que a vitamina D pode reduzir os fatores de risco do coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sueli Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estudo feito pelo Kurotel em 2012 mostrou que quase dois terços dos clientes têm vitamina D abaixo do ideal e não sabem

Ela é essencial para a saúde dos dentes e dos ossos. É fundamental no combate à obesidade, à diabetes, à depressão, ao câncer e às doenças cardiovasculares e das articulações. Há muito tempo a medicina já reconhece o papel fundamental da vitamina D (ou calciferol, ou 25-OHD) para a saúde. Agora, a vitamina D acaba de ser apontada como uma grande aliada na prevenção do coronavírus. Cientistas da Universidade de Turim, na Itália, revelaram um estudo feito com dados de pacientes hospitalizados naquele país, nos quais foi constatada a prevalência muito alta da falta de vitamina D em seus organismos, a chamada hipovitaminose D.

A pesquisa dos professores de Geriatria, Giancarlo Isaia, e Histologia, Enzo Medico, revelada pelo jornal La Republica, foi submetida aos membros da Academia de Medicina de Turim, que julgou os resultados iniciais como "muito interessantes". O documento analisa as possíveis causas do contágio do Covid-19 e propõe a vitamina D não como uma cura, mas como uma ferramenta para reduzir os fatores de risco de infecção.

A análise científica, que também seguiu as recomendações recentes da Associação Dietética Britânica, investigou o papel que a falta de vitamina D poderia desempenhar especialmente nos idosos, o maior público de risco nessa pandemia. No estudo, os autores sugerem aos médicos, em associação com as conhecidas medidas gerais de prevenção, garantir níveis adequados de vitamina D na população.

A fixação da vitamina D no organismo ocorre principalmente pela exposição aos raios solares e também pela alimentação. Um levantamento conduzido pela equipe transdisciplinar do Kurotel - Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, localizado em Gramado (RS), há alguns anos enfatizou a importância deste nutriente para a saúde. O estudo não só detectou que uma parcela significativa da população adulta tem deficiência de vitamina D, como também relacionou o fenômeno a uma série de doenças que podem ser evitadas.

“Níveis adequados de vitamina D devem ser alcançados por aqueles que querem manter uma boa saúde e buscam a prevenção de doenças”, explica a médica nutróloga Mariela Silveira, diretora clínica do Kurotel.

O estudo da equipe do Kur associou a ocorrência de males como obesidade e depressão a níveis insuficientes de vitamina D no organismo, investigando os níveis de vitamina D nos clientes e estabelecendo relações com as doenças diagnosticadas. “Nosso estudo mostrou que quase dois terços dos clientes que nos procuram têm vitamina D abaixo do ideal e não sabem”, indica Mariela.

Por esse motivo, o Kurotel incluiu esse marcador em seus exames obrigatórios de rotina, pois compreende sua vasta importância como forma de prevenir e evitar doenças. A partir da medição dos índices de vitamina D no sangue, o médico pode determinar a dosagem adequada para uso de um suplemento.

Conforme a médica, é importante buscar a adequação dos níveis de vitamina D, por meio de orientação dietética, mudança dos hábitos de vida e suplementação, caso necessário. Mas ela ressalta: as duas principais fontes de vitamina D são a síntese pela pele, em resposta à exposição aos raios ultravioleta B, e as fontes dietéticas, que incluem peixes gordurosos, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e alimentos fortificados.

“Entretanto, já é bem conhecido que qualquer ingestão diária de vitamina D será insuficiente em caso de exposição limitada à luz solar. A contribuição de vitamina D por fontes dietéticas, se comparada com a produção ativada pela radiação solar, é de 10 contra 90. Ao mesmo tempo, se faz necessário o cuidado com a exposição solar”, alerta a diretora clínica do Kurotel.

Vitamina D na terceira idade

A população geriátrica, a mais suscetível ao contágio do coronavírus, é mais sensível à hipovitaminose D, por vários motivos. Entre eles por se expor menos ao sol, ter sua capacidade de produção cutânea de vitamina D reduzida, alimentar-se de forma inadequada, absorver menos vitamina D pelo trato gastrintestinal, usar múltiplas drogas que interferem na absorção/metabolização da vitamina D e apresentar comprometimento renal.

“As mulheres são mais afetadas que os homens. Elas alcançam 77,6% dos casos de hipovitaminose D, e eles, 45,9%”, aponta a médica geriatra Evelise Silveira.

Por isso, é sugerido a suplementação ao idoso, antes que ele fique com saúde debilitada, já que esta vitamina pode ter impacto na expectativa de vida e na independência para a realização das tarefas desta parcela da população.

Entretanto, é fundamental consultar um médico ou nutricionista para que o profissional possa avaliar se os níveis de vitamina D estão adequados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar