Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sete em cada dez pacientes graves com coronavírus são obesos e 37% têm menos de 60 anos, mostra estudo

A Agência Nacional de Saúde Inglesa, publicou hoje um estudo que constatou que quase dois terços, sete em cada dez dos pacientes que apresentaram o quadro grave da doença COVID-19, tinham sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida.

Uma pesquisa divulgada hoje pela NHS, Agência de Saúde Inglesa, revelou que quase dois terços dos pacientes que têm o quadro grave da doença COVID-19 são obesos; e perto de 40% estão na faixa de idade abaixo de 60 anos. Foram analisados 194 pacientes internados nos centros de cuidados intensivos, entre o dia 16 de março até a ultima quinta-feira à meia-noite, no Reino Unido.

Dados publicados em 2011 da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia do H1N1, outra infecção viral que também foi grave em 2009, já relatava uma relação entre a obesidade e os quadros mais graves da doença. Esse estudo envolveu uma revisão de resultados de 70 mil laboratórios de 20 países.

"A obesidade é uma doença crônica que envolve um inflamação contínua do corpo, que é o que leva ao aparecimento de inúmeras doenças como diabetes, hipertensão , dislipidemia e também é o principal fator de risco de vários tipos de câncer, perdendo apenas para o tabagismo. Esta inflamação tem influência direta sobre o sistema imunológico principalmente sobre as células adiposas”, esclarece Caetano Marchesini, cirurgião bariátrico, pesquisador e e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Como outros estados de alterações nutricionais, a obesidade promove defeitos no sistema imunológico alterando a contagem de leucócitos, bem como a resposta destas células a condições infecciosas. Entre as explicações estão o aumento da produção de um hormônio chamado leptina e a diminuição de adiponectina. O primeiro promove inflamação e o segundo é um hormônio anti-inflamatório. O aumento da leptina tem efeito direto sobre as células imunológicas.

Outro fator de risco parece estar relacionado ao excesso de volume das células adiposas. “Entre as células passa o sangue que as mantêm vivas, este inchaço devido ao acúmulo excessivo de gordura dentro delas leva a um comprometimento do fluxo de sangue, consequentemente a uma falta de oxigênio - hipóxia - crônica e a produção contínua de proteínas promotoras de infecção”, conta Marchesini. "Curiosamente estes fenômenos se restringem mais à gordura visceral, que é a do abdomen e menos à gordura periférica”, finaliza o cirurgião.

As recomendações e os cuidados não mudam para pessoas obesas:

Isolamento social, que quer dizer não sair de casa, manter as mãos limpas, evitar coçar qualquer parte do rosto, manter dieta saudável, exames e as vitaminas em dia para os pós-operados bariátricos.

Acesse a pesquisa: https://www.dailymail.co.uk/news/article-8142005/Being-obese-raises-coronavirus-risk-Medics-warn-patients-high-BMI-likely-die.html



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS