Brasil,

Ter perdas de urina é normal?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Amélia Saad
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Urologia realiza no mês mundial da incontinência urinária a campanha “Urinar assim é normal?”

No Brasil, 45% das mulheres e 15% dos homens, acima de 40 anos, apresentam incontinência urinária*. A perda involuntária de urina gera ansiedade, depressão, redução na produtividade no trabalho e afastamento do convívio social e da intimidade com o parceiro. Para conscientizar a população sobre a incontinência urinária a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio da Astellas, realiza durante o mês de março a campanha "Urinar assim é normal?". No dia 14 de março é celebrado o Dia Mundial da Incontinência Urinária.

“Muitas pessoas têm medo de discutir o problema até mesmo com um profissional de saúde. Há a percepção errada de que a incontinência urinária é inevitável com o envelhecimento e de que não há métodos efetivos para tratá-la”, observa o urologista e chefe do Departamento de Disfunções Miccionais da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Cristiano Gomes.

A campanha conta com uma websérie com especialistas que respondem rapidamente as perguntas mais comuns feitas pelos pacientes. “Escapar urina durante um espirro ou correr para ir ao banheiro e não conseguir conter a urina no caminho são sintomas de incontinência urinária. Há cura para a maior parte dos casos, mas é preciso procurar ajuda médica", explica o urologista.

A iniciativa conta com material elucidativo nos sites (www.urinarassim.com.br e www.portaldaurologia.org.br) e conteúdo de esclarecimento nas redes sociais (@portaldaurologia e @urinarassim). Também será realizada uma ação de orientação da população em locais públicos.

Fatores de risco

Estima-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja 4 a 5 vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos. Ter muitos filhos, antecedente de cirurgias ginecológicas, diabetes, obesidade e a presença de doenças neurológicas são outros fatores que predispõem à doença. Nos homens, além da idade, cirurgias na próstata – principalmente para tratamento do câncer – são o principal fator de risco.

“Nas mulheres, a diminuição de estrógeno que ocorre na menopausa parece também ter alguma importância. Nos homens, cerca de 10% persistem com incontinência mesmo depois de meses da cirurgia da próstata”, afirma o chefe do Departamento de Disfunções Miccionais da SBU.

Principais tipos de incontinência urinária

Incontinência urinária aos esforços: é a queixa de perda urinária ao fazer esforços, como tossir, espirrar, carregar pesos ou levantar-se. É causada pelo enfraquecimento do esfíncter urinário e das estruturas (ligamentos e músculos) que sustentam a uretra e a bexiga. Fatores que possam enfraquecer essas estruturas, tais como ter muitos filhos ou cirurgias ginecológicas, podem aumentar o risco de desenvolver incontinência urinária. Em mulheres, a incontinência aos esforços corresponde a cerca de 40 a 70% dos casos de incontinência. Em homens é rara e tem como principal causa as cirurgias prostáticas, que podem enfraquecer o esfíncter urinário.

Incontinência urinária de urgência: é a queixa de perda de urina acompanhada ou precedida pela sensação de urgência para urinar. A pessoa sente uma vontade repentina e incontrolável de urinar e não consegue chegar a tempo ao banheiro. Geralmente, a pessoa urina com grande frequência durante o dia e mesmo durante a noite, o que pode comprometer o sono. Também recebe o nome de bexiga hiperativa. Na maior parte das vezes, não há uma causa aparente. Doenças neurológicas aumentam o risco desse tipo de problema, incluindo lesão medular, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, Parkinson e outras. Homens com hiperplasia benigna da próstata também podem apresentar esse problema. “A avaliação deve sempre afastar a existência de outros problemas na bexiga, tais como infecção urinária, pedra ou tumores”, diz o médico. A prevalência da bexiga hiperativa é de cerca de 5% dos homens e mulheres com menos de 40 anos e até 35% da população acima de 70 anos.

Tratamento

O tratamento para a incontinência urinária inclui mudanças comportamentais e de estilo de vida como evitar excesso de líquidos, realizar micções periódicas, tratar constipação e outros problemas clínicos como diabetes e obesidade. Também pode incluir a fisioterapia para o assoalho pélvico e bexiga. Existem também medicamentos eficazes e com baixa chance de efeitos colaterais, notadamente para casos de incontinência de urgência e para homens com problemas prostáticos.

Em casos mais complexos ou que não tiveram boa resposta ao tratamento conservador, há vários tipos de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, isto é, de baixo risco e rápida recuperação. Destacam-se os tratamentos atuais da incontinência urinária em mulheres através da colocação de fina faixa sob a uretra (chamada cirurgia de sling), a aplicação da toxina botulínica na bexiga para casos de incontinência de urgência e o implante de um marca-passo da bexiga (neuromodulador). Nos homens com incontinência urinária de esforço (na maioria das vezes após cirurgia de próstata), as cirurgias de sling ou implante de esfíncter artificial.

Crianças também podem ter incontinência urinária

O controle completo da bexiga geralmente se estabelece até os cinco anos de idade. Até essa idade, muitas crianças ainda apresentam perdas urinárias durante o sono, o que chamamos de enurese, que pode ser causa de muita ansiedade e frustração para a criança e para os pais. Esse é um problema quase sempre transitório e geralmente de fácil tratamento. Porém algumas crianças podem ter incontinência urinária durante o dia e infecções urinárias. Nesses casos é necessária maior atenção e identificação da causa do problema.

* Fonte: The prevalence of lower urinary tract symptoms (LUTS) in Brazil: Results from the epidemiology of LUTS (Brazil LUTS) study (Soler R, Gomes CM, Averbeck MA, Koyama M. Neurourol Urodyn. 2018;37(4):1356-64)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar