Brasil,

Circulação da variante K da gripe reforça importância da vigilância laboratorial no Brasil e no mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luchetti | DocPress
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Detecção do vírus Influenza A (H3N2) em diferentes países e no Pará destaca papel dos testes moleculares no monitoramento das infecções respiratórias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) têm informado um aumento da circulação do vírus Influenza A (H3N2) em países do hemisfério norte, nos últimos meses, incluindo uma detecção mais frequente da variante K, em amostras analisadas na Europa, Estados Unidos e Canadá. Essas observações motivaram alertas e intensificação das ações de vigilância epidemiológica global.

No Brasil, o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou no final do ano passado a variante K em amostras coletadas no estado do Pará. O Ministério da Saúde anunciou que intensificou a vigilância de casos gripais e reforçou a importância da vacinação anual contra a influenza, destacando que a variação genética observada não altera, até o momento, a gravidade esperada da doença, embora possa influenciar os padrões de circulação.

“Além das variantes do Influenza A (como H3N2 e H1N1), outras de influenza B continuam circulando, e a vigilância constante é essencial para detecção de possíveis linhagens com impacto na saúde pública”, explica o gerente técnico-científico da Seegene, Pedro Aguiar. A empresa, líder mundial em tecnologias de diagnóstico molecular, oferece kits de diagnóstico projetados para identificar com alta sensibilidade e especificidade diferentes tipos de vírus respiratórios, incluindo múltiplas variantes de influenza, SARS-CoV-2 e outros agentes respiratórios relevantes.

Segundo Pedro Aguiar, a identificação rápida e precisa de diferentes variantes da influenza é imprescindível para acompanhar a evolução do vírus, ajustar estratégias de saúde pública e manter a eficácia dos programas de vacinação sazonais. “Testes moleculares confiáveis, oferecem às redes de vigilância diagnóstica os dados necessários para rastreamento, resposta rápida a surtos e suporte à pesquisa epidemiológica”, completa o gerente técnico-científico da Seegene.

A empresa possui um painel multiplex que detecta simultaneamente uma ampla gama de vírus respiratórios, incluindo diferentes subtipos e variantes de influenza A e B, além de vírus respiratórios co-circulantes. “Este painel é amplamente utilizado por laboratórios de referência para monitorar a presença e variação genética do vírus da gripe em amostras clínicas”, destaca Pedro Aguiar. “O kit tem demonstrado robustez na detecção de variantes, permitindo que laboratórios acompanhem alterações emergentes, como a da gripe K, sem prejuízo na sensibilidade diagnóstica, contribuindo diretamente para a vigilância epidemiológica integrada de vírus respiratórios”. Além deste a empresa ainda trabalha com painéis específicos de influenza e co-infecções, que permitem a detecção de influenza A e B e os principais vírus respiratórios circulantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar