Preconceito e desinformação afetam saúde mental de pacientes com psoríase
Ansiedade e depressão estão entre os diagnósticos recebidos pelos pacientes, que enfrentam constrangimentos e isolamento social, decorrentes de discriminação e falta de informação sobre a doença
O desconforto dos pacientes acometidos por distúrbios da pele, como a psoríase, doença inflamatória crônica que acomete 5 milhões de brasileiros1, vai muito além dos sintomas provocados no corpo. Em muitos casos, a doença, que causa placas avermelhadas e descamativas na pele1, também traz consequências à saúde mental dos pacientes, que, diante das lesões expostas, sofrem preconceito e humilhações, o que leva muitos desses indivíduos ao constrangimento e isolamento social.2
Doenças de pele tendem a interferir no cotidiano dos pacientes, alterando também o seu estado psicoemocional.3 A presença de sofrimento psicológico é fator agravante para as doenças dermatológicas, podendo exacerbar as lesões e piorar o quadro clínico. 4.Além disso, episódios depressivos podem comprometer o funcionamento diário e levar ao suicídio.5 "A relação entre a psoríase e sintomas depressivos pode agravar o quadro geral de saúde, tanto físico quanto emocional, o que torna indispensável o suporte psicológico aos pacientes psoriáticos, no sentido de promover melhora da saúde física e mental, mais qualidade de vida e auxílio no enfrentamento às limitações e desafios impostos pela doença", destaca o Dr. Wagner Galvão, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Brasileiros são um dos mais discriminados por conta da doença
Embora seja considerada uma enfermidade relativamente comum, a falta de informação faz com que haja preconceito com quem tem psoríase.6 Segundo a pesquisa CLEAR7, a maior já realizada no mundo para entender como vivem pacientes com psoríase moderada a grave, o Brasil é o segundo país onde os pacientes são mais humilhados e discriminados por conta da doença. Por aqui, 96% dos pacientes brasileiros relataram que já sofreram algum tipo de preconceito em função da doença, enquanto a média mundial é de 85%.7
A discriminação pode ocorrer em diversos ambientes e setores da sociedade. Para se ter uma ideia do preconceito, segundo a pesquisa, 27% dos pacientes brasileiros afirmaram que tiveram atendimento recusado em salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e lojas - dado significativamente maior no Brasil quando comparado à média mundial, que é de 16%.7
Impacto na vida sexual e no trabalho
Os relacionamentos dos brasileiros com psoríase moderada a grave também são mais afetados, atingindo 56% dos pacientes (vs. 43% na média global). Destes, 23% tiverem um relacionamento terminado por conta da doença e 40% evitam sexo ou relações íntimas também em função dela.7
No campo profissional, os brasileiros com psoríase moderada a grave têm medo de perder o emprego (28% vs. 18% na média global) e são alvos de "brincadeiras" no ambiente de trabalho (33% vs. 23%). Já o percentual de brasileiros diagnosticados com alguma condição psicológica resultante da psoríase também é consideravelmente maior aqui do que na média global: 64% no Brasil vs. 38% no mundo. Ansiedade e depressão estão entre os diagnósticos recebidos por pessoas com psoríase.7
Terapias inovadoras podem ser cobertas por planos de saúde
A cada dois anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprova a incorporação de opções terapêuticas ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Essa lista contém todas as terapias que devem ser obrigatoriamente cobertas pelos planos de saúde. A próxima atualização do Rol acontecerá em 2021, porém, para que isso aconteça, existem algumas etapas que avaliam quais serão as novas tecnologias a serem oferecidas para os usuários da saúde suplementar. Entre as submissões desse ano estão os medicamentos biológicos para o tratamento da psoríase, cujo objetivo atual é alcançar pele sem lesão ou quase sem lesão8.
Dada a importância do tema no âmbito de saúde pública nacional, a ANS passou a transmitir online as Reuniões Técnicas de Análise das Propostas de Atualização do Rol, possibilitando, assim, a participação da sociedade na discussão de temas de interesse, antes da consulta pública. Qualquer pessoa pode acompanhar a reunião e enviar mensagens durante a transmissão.
"O esforço para ampliar e oferecer um acesso universal ao tratamento da psoríase aos pacientes é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida dessas pessoas e alcançar esse objetivo promoverá, consequentemente, uma melhor inserção social, assegurando mais respeito e dignidade a esses indivíduos", conclui o especialista.
Em 3 de março, a Câmara de Saúde Suplementar, que é composta por especialistas da ANS e/ou por representantes de todos os envolvidos no setor, a convite da ANS, discutirá, entre outros temas, a incorporação de medicamentos biológicos para o tratamento da psoríase no rol da ANS em 2021. Para assistir e participar acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UC5ZdZ9npVaXnTEotafyiP_A
Sobre a Novartis
A Novartis está reinventando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como líder global em medicamentos, utilizamos inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: https://www.novartis.com.
Contatos imprensa:
IPG PR
Mariana Braz - - (11) 5532 7923 / (11) 3027-0200 r:319
Ana Sartori - - (11) 3027-0200
Referências
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponíivel em www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha/.Último acesso em 12 de fevereiro de 2020.
2. Rapp SR, Feldman SR, Exum ML et al. Psoriasis causes as much disability as other major medical diseases. J Am Acad Dermatol 1999; 41(3 Pt 1):401-7.
3. Almeida et al., 2016; Con-senso Brasileiro de Psoríase, 2012; Faria et al., 2013; Silva, 2014
4. Calvetti, 2014; Faria et al., 2013; Ludwig et al., 2008
5. Silva, Brenda Fernanda Pereira, and André Faro. "Regulação emocional e sintomas depressivos em pacientes portadores de psoríase." Revista de Psicología 28.2 (2019).
6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Acesso em setembro de 2019.
7. Clear Psoriasis Patient Survey. Disponível em https://saude.novartis.com.br/psoriase/a-psoriase-no-brasil/. Acesso em fevereiro de 2020.
8. EMEA - CHMP. Guideline on Clinical Investigation of Medicinal Products Indicated for the Treatment of Psoriasis. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2009/09/WC500003329.pdf. Acesso em janeiro de 2020.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário