Brasil,

Como profissionais de saúde bucal podem reduzir a propagação do coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Stern
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Após primeiro teste positivo constatado em São Paulo, novas suspeitas de contaminação pelo Covid-19 surgiram em diversos estados do Brasil; CROSP destaca dicas de prevenção do Ministério da Saúde como primeira orientação à classe odontológica

O novo tipo de coronavírus, identificado no fim do ano passado na China, na província de Wuhan, pertence a uma grande família viral que atinge o sistema respiratório. Sua capacidade de contagio gerou alerta internacional. Assim, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), com base em levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, apresenta medidas que cirurgiãs(ões)-dentistas devem adotar como forma de prevenção de infecções respiratórias, como a causada pelo coronavírus (COVID-19).

Vale lembrar que ainda estão sendo realizadas investigações sobre as formas de transmissões do novo tipo do coronavírus. Contudo, já se sabe que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa. O vírus pode ser transmitido pelo ar, por meio de gotículas de saliva, espirro ou tosse, e também contato com secreções e superfícies ou objetos contaminados, seguido de toque na boca, nariz ou olhos.

É altamente recomendado a profissionais de saúde, entre eles cirurgiãs(ões)-dentistas, não negligenciar medidas de precaução padrão durante os procedimentos, como o uso de máscaras cirúrgicas, luvas, avental não estéril e óculos de proteção. Para procedimentos como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, o indicado é a precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Também são medidas consideradas importante para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus, lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Além disso, o CROSP também aconselha aos profissionais da saúde bucal a se imunizarem contra a gripe. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (tipos A,B e C) foi antecipada pelo Ministério da Saúde como estratégia para não sobrecarregar os atendimentos hospitalares em casos de gripe e auxiliar os profissionais de saúde a acelerarem o diagnóstico para o coronavírus. A campanha terá inicio no dia 23 de março.

Sintomas

Os sinais do COVID-19 são muito semelhantes a um resfriado, sendo febre, tosse e dificuldades respiratórias os sintomas mais comuns. O vírus pode também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Em caso de suspeita, a(o) cirurgiã(o)-dentista deve encaminhar o paciente para atendimento médico com o descritivo dos sintomas observados pelo profissional a fim de identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde a maioria das pessoas se infecta com algum tipo de coronavírus ao longo da vida, sendo os mais comuns o alpha coronavírus 229E e NL63 e o beta coronavírus OC43 e HKU1. Nos últimos anos, outras duas epidemias foram desencadeadas por membros desta família: a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), causada pelo SARS-CoV, e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), causada pelo MERS-CoV.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a “nova” doença é causada por uma variante do vírus causador da SARS e está sendo chamada de COVID-19. Até então, milhares de casos desse novo coronavírus foram confirmados em mais de 45 países. No fim de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Apesar da grande capacidade de transmissão, a taxa de mortalidade da doença não é considerada alta, ficando em cerca de 3%.

Nos últimos dias, dois casos da doença foram confirmados no Brasil e o Ministério da Saúde subiu o alerta para a possibilidade de epidemia, levando os governos a colocarem em prática planos de vigilância e controle para conter a doença.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações:  www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar