Brasil,

Em 2019, São Vicente fez 1.000 cirurgias a mais comparado a 2017

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Fabiola Gáspari
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com oito salas, Centro Cirurgico realizou mais de 20.400 cirurgias nos últimos três anos Com oito salas, Centro Cirurgico realizou mais de 20.400 cirurgias nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o hospital - que é referência para uma população de 900 mil habitantes, realizou mais de 20.400 procedimentos cirúrgicos

A produção do Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em 2019, foi a maior dos últimos três anos. Foram realizadas 7.293 cirurgias, 1.022 a mais que em 2017, primeiro ano da atual gestão. O que representa aumento de 16,3%. Total de 20.458 procedimentos realizados em três anos. O HSV é referência para o atendimento de urgência e emergência e alta complexidade em oncologia, ortopedia/traumatologia, cardiologia e neurologia para uma população estimada em 900 mil habitantes, que inclui Jundiaí e outras cidades da região.

“O aumento da produtividade é mais uma comprovação de que o Hospital São Vicente agora serve às pessoas que precisam dos cuidados de saúde. A nova gestão do hospital trabalhou com planejamento estratégico, equilibrando as contas desde o princípio e direcionou os recursos para qualificar o atendimento. O que estão colhendo como resultado é consequência de um trabalho de três anos, que priorizou a saúde”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o superintendente do HSV, Matheus Gomes, o Centro Cirúrgico do hospital tem oito salas que funcionam simultaneamente. “A produtividade em cada uma das salas saltou de 65,41 em 2017 para 75,97 em 2019. Eram realizadas em média 17,17 cirurgias diárias e hoje são 19,98. Este crescimento se deve a uma série de fatores com foco na eficiência operacional, buscando otimizar recursos e elevar a qualidade da assistência”, afirma.

Para atingir e manter em elevação indicadores de performance do Centro Cirúrgico, medidas estratégicas foram adotadas. “Inicialmente melhoramos de maneira significativa o fluxo do setor, agilizando a liberação de leitos, o que permitiu a realização de um número maior de cirurgias. Depois implantamos a metodologia Lean nas Emergências, que otimiza o atendimento de urgência e emergência por meio de diversas ferramentas e isso tornou o uso de recursos físicos e humanos mais eficientes. Também tivemos a aquisição de equipamentos mais modernos, priorizando aqueles minimamente invasivos, o que sem dúvida é melhor para o paciente e toda equipe médica”, enumera.

Dentre as cirurgias realizadas em 2019, 3.916 foram cirurgias de urgência e outras 3.377 eletivas, ou seja, aquelas que podem ser postergadas sem riscos para o paciente.

Dentre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é a que teve a maior taxa de procedimentos realizados, com 2.638, o que corresponde a 36,1% do total. Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia, oncocirurgias entre outras), com 1.789 cirurgias, ou seja, 24,5%; e urologia, com 665 intervenções, o que corresponde a 9,1%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar