Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que o ouvido entope depois de um dia na piscina ou na praia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Tsubauchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por que o ouvido entope depois de um dia na piscina ou na praia?

Sol, férias e praia (ou piscina) é, para muita gente, a combinação perfeita para aproveitar os dias mais quentes e amenizar o impacto do verão. Nessa época, as recomendações mais comuns sempre destacam que é preciso evitar a exposição solar entre 10h e 16h, passar protetor solar a cada duas horas ou sempre que entrar na água, e manter o corpo hidratado, de preferência com água, sucos naturais ou chás gelados. O que muita gente esquece é que o ouvido também precisa de cuidados ou pode infeccionar.

“Todo mundo está sujeito a ficar com o ouvido entupido quando entra na água e existem muitas causas para esse problema, sendo a mais comum o excesso de umidade. Quando o cerume, a cera que protege o ouvido, absorve muita água, pode gerar um efeito de bloco dentro do conduto auditivo externo e obstruir completamente o canal. Isso causa a sensação de que há algo dentro do ouvido e pode afetar a audição”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz, Dr. Mohamad Feras Al-lahham.

Para evitar o quadro, é indicado o uso de protetores auriculares durante o banho de mar ou piscina. Se o problema persistir ou aparecerem outros sintomas como zumbido, dor, febre, tontura e até mesmo náuseas, é preciso procurar um médico. “O acúmulo de água e cerume pode gerar uma otite, uma infecção com formação de pus e que, em alguns casos, afeta a membrana do tímpano se não tratada adequadamente”, completa Dr. Mohamad. O tratamento é feito com antibióticos e tem de ser orientado pelo médico.

Outra recomendação importante, de acordo com o otorrinolaringologista, é nunca tentar desentupir o ouvido sozinho ou aplicar receitas caseiras como água oxigenada, álcool e azeite de oliva. “Esses produtos podem agravar o quadro infeccioso e aumentar a dor e desconforto do paciente. Além disso, é preciso evitar a automedicação, pois cada caso tem de ser avaliado individualmente”, pontua o especialista do Hospital Santa Cruz.

Confira abaixo algumas dicas do Dr. Mohamad para prevenir doenças e preservar a saúde dos ouvidos – no verão ou em qualquer época do ano:

- Não retire toda a cera do ouvido, ela tem a função de proteger toda a estrutura auditiva;

- Não insira objetos pontiagudos como hastes flexíveis, tampas de caneta ou grampos de cabelo que possam causar perfurações no tímpano;

- Use protetores auriculares ao entrar na água ou permanecer em ambientes muito barulhentos por períodos prolongados;

- Não use medicamentos caseiros como azeite de oliva, álcool ou água oxigenada que podem causar ou piorar casos de infecção, ou ainda danificar as estruturas internas do ouvido;

- Evite a combinação de fones de ouvido e música alta, pois esse comportamento pode reduzir em até 40% a capacidade auditiva;

- Não compartilhe fones de ouvido porque eles podem conter bactérias causadoras de infecções;

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar